João Pessoa, 19 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VERSÃO DO DEPUTADO

Direito de resposta: Toinho do Sopão desabafa sobre fim de seu casamento

Comentários: 0
publicado em 19/07/2013 às 19h39

 O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN) solicitou ao MaisPB na tarde desta sexta-feira (19) direito de resposta a uma matéria postada há 15 dias, no dia 04 de julho, onde o portal contextualizou, sem adjetivar, uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa do próprio deputado.

Clique aqui e veja matéria que revoltou Toinho do Sopão

Apesar de entender que a matéria não disse nada que denigra a imagem do deputado, o MaisPB garante o direito do contraditório garantindo a publicação do desabafo do parlamentar que aproveitou para fazer propaganda de suas ações e escancarar detalhes de sua separação matrimonial, apesar da matéria do MaisPB não ter questionado o parlamentar sobre o mandato ou mesmo a vida íntima do deputado, que o mesmo em sua resposta deixa claro que é de conhecimento público.

Veja na íntegra a nota encaminhada pelo deputado:

Lamento que algumas pessoas vejam num simples ato de compartilhar uma notícia boa, positiva e feliz, como é a graça divina de ser presenteado por Deus com a chegada de uma criança entre os amigos e eleitores, como uma forma de promoção pessoal. Senti a necessidade de dividir essa alegria com os paraibanos, especialmente com os 57.591 eleitores que acreditaram em mim e me elegeram para lhes representar. Essas pessoas conhecem meu trabalho social que desenvolvo desde 2001 em João Pessoa: “O Sopão Solidário”. E, em nome deles, decidi prestar os seguintes esclarecimentos que irá trazer a luz da verdade para pessoas pobres de espírito que, achando-se melhores do que os outros, vivem tentando denegrir a imagem de pessoas do bem como eu ao invés de fazer o bem ao próximo.

1º – A minha ascensão ao cargo de deputado estadual na Paraíba se concretizou graças ao meu trabalho pessoal e humilde de tentar alimentar, diariamente, o maior número de irmãos paraibanos que passam fome nas ruas de João Pessoa. Quando eu ainda era conhecido como “Toinho do Bolo”, pois eu vendia lanche de porta em porta montado na minha bicicleta, presenciava muita cena triste de fome e abandono vivida por crianças, adultos e idosos que não tinham nem o que comer. Por isso, no dia 21 de julho de 2001, decidi que iria dar minha contribuição, mesmo modesta, para ajudar ao próximo. Esse meu ato solidário inédito no Brasil ou projeto de vida, como costumo falar, também me rendeu o título de TOINHO DO SOPÃO, do qual me orgulho e fiz a minha marca registrada. No começo eram apenas 200 sopas distribuídos na Lagoa, mas, graças a Deus e a ajuda de colaboradores, esse número dobrou… triplicou…. Hoje são 10 mil sopas toda semana oferecidos em quatro pontos espalhados no Centro de João Pessoa: Parque Solon de Lucena, Ponto de Cem Réis, Praça Pedro Américo e Integração do Varadouro.


2º – Meu projeto de vida não se resume à Sopa Solidária, quem conhece o deputado Toinho do Sopão sabe que temos também a Casa de Recepção, no Funcionários I, um espaço em parceria para as pessoas promoverem eventos (projeto também inédito) e a Casa de Apoio aos Ambulantes, no Centro, que abriga os produtos de quase 70 pais e mães de família que trabalham com vendas pelas ruas de João Pessoa. Além disso, tem a minha atuação parlamentar na Assembleia Legislativa na Paraíba, cujas ações podem ser conferidas no meu site pessoal www.toinhodosopao.com.br, que reúne temas profissionais e pessoais (a exemplo da chegada do meu filho ou filha) ou no da ALPB www.al.pb.gov.br, que é exclusivamente profissional. São muitos projetos e posicionamentos em prol da sociedade, como, por exemplo, a matéria aprovada por unanimidade na última quarta-feira (17/04) que trata da “obrigatoriedade da implantação subterrânea de fios elétricos e de telefonia”, que garante mais segurança à população e uma maior harmonia visual nas cidades paraibanas, isso para citar um PL mais recente.


3º – A necessidade de dar visibilidade às coisas que faço não surgiu com o ingresso na vida pública política. Essa minha característica de ecoar pros quatro cantos do mundo as minhas experiências pessoais boas e, até mesmo, as ruins, pois elas existem, trago desde quando era Toinho do Bolo, que aproveitava o meu trabalho de vendedor ambulante para conversar/interagir com o “freguês”, dos quais muitos se tornaram amigos queridos. Nessa hora, em que eles faziam um lanche rápido, muita conversa boa surgia e, ainda surge agora, quando estamos distribuindo a nossa sopa. É um momento de colocar o papo em dia com os amigos e também eleitores. Só que o bate papo tomou dimensões bem maiores e agora ele pode ser virtual, através das redes sociais, por exemplo. Por isso, busco manter os meus amigos sempre bem informados, como foi a divulgação da notícia de que serei pai mais uma vez.


4º – Quem me conhece sabe que a minha primeira esposa nunca teve participação relevante na minha trajetória de visibilidade pessoal como Toinho do Bolo ou Toinho do Sopão. Uma prova disso é de que ela nunca me acompanhou ou trabalhou na venda dos bolos nem na distribuição solidária da sopa. Eu nunca fui reconhecido na rua ou em qualquer lugar que fosse por ser esposo dela, fato que me deixa a vontade para afirmar, sem medo de errar, que a presença dela não foi determinante para que Toinho do Sopão fosse eleito com mais de 57.591 votos para deputado estadual. Isso não retira dela o mérito de suas atribuições como mãe, dona de casa, etc. A minha ex-esposa decidiu concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa e não conseguiu contabilizar mais de 248 votos. (dado que pode ser comprovado no site do TRE). Como é que ela “me elegeu” com mais se 57 mil votos e não conseguiu chegar nem na suplência na Capital? Eu não a abandonei após a minha vitória nas urnas, apenas nos separamos e ela foi viver a vida dela e eu a minha.


5º – Todo pai de família tem o desejo de manter a harmonia em seu lar e faz o possível e até o impossível para que isso aconteça. Comigo não foi diferente, mas infelizmente a situação ficou insustentável quando na verdade a minha ex-esposa me abandonou. Isso mesmo, não é segredo nos lugares em que frequento, o fato de que ela permaneceu fora por mais de 30 dias. Ela saiu de casa radicalmente. Então do mesmo jeito que ela decidiu tomar outro rumo na vida, eu também segui o meu rumo e, graças a Deus, encontrei uma pessoa maravilhosa, uma companheira de todas as horas, com quem me casei e que agora vai ser também a mãe de um filho (a) meu, Germana Capistrano. Qual o mal de um homem reconstruir a sua vida? Milhões de pessoas se casam e se separam todos os dias e isso não é motivo de ataque pessoal. Mas para as pessoas maldosas e de espírito pouco evoluído é uma brecha para falar sobre o deputado Toinho do Sopão, sem ao menos buscar conhecer a verdade dos fatos.


Com isso, relembro um pouco da minha trajetória de luta ao mesmo tempo em que trago a luz verdade sobre fatos negativos atribuídos a mim e a minha atuação parlamentar, de forma leviana e irresponsável por pessoas possivelmente incomodadas com o meu posicionamento de independência na Assembleia e que acreditam que atingindo a imagem pessoal de Toinho irão conseguir calar a voz do povo no legislativo paraibano. O meu eleitorado sabe, conhece e acompanha o trabalho que desenvolvo e vai sim dar a resposta nas próximas eleições e calar a boca desse povo que não faz nada por um mundo melhor e só encontra tempo para plantar o mal. Que Deus proteja a todos os homens de bem e ilumine os que só veem sombras!


Toinho do Sopão


Deputado Estadual

MaisPB

Leia Também