João Pessoa, 26 de março de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Após ciclone

Moçambique enfrenta risco de surto de cólera

Comentários: 0
publicado em 26/03/2019 às 10h14
atualizado em 26/03/2019 às 07h17

Depois de quase duas semanas de o Ciclone Idai passar por Moçambique, o país agora enfrenta outro problema: um risco de surto de cólera. Segundo as autoridades estrangeiras, já existem vários registros de mortes pela doença nos centros de acolhimento de refugiados pelo país.

A cidade de Beira, a mais atingida pelo desastre natural, conta com 228 mil pessoas abrigadas em ambientes sem condições de higiene e com escassez de comida, como afirma a Cruz Vermelha Internacional.

Tudo isso colabora para proliferação de doenças como o cólera, o tifo e a malária. Elas são patologias transmitidas através da ingestão de água ou alimentos contaminados, e que se proliferam em ambientes de pouca higiene.

O Ciclone Idai passou pelo sudeste da África, e até o momento, o número de mortos é de 761 pessoas. Moçambique, Zimbábue e Malawi foram os países mais afetados. Em Moçambique, o ciclone afetou mais de 1,85 milhão de pessoas, de acordo com as Nações Unidas (ONU). A estimativa é que 483 mil pessoas tenham sido deslocadas pelas inundações.

Prevenção

A Cruz Vermelha irá adotar uma série de medidas para impedir os surtos em Moçambique. Está prevista a instalação de dois hospitais de campo de emergência, que podem fornecer serviços médicos, cirurgias de emergência, internação e atendimento ambulatorial para pelo menos 30 mil pessoas.

Um vôo de carga deve desembarcar nos próximos dias com voluntários e água tratada, para atender 15 mil pessoas por dia.

MaisPB

Leia Também