João Pessoa, 23 de março de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
qualidade da água

Vigilância sanitária faz alerta para população

Comentários: 0
publicado em 23/03/2019 às 08h33
atualizado em 23/03/2019 às 13h26

A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) afirma estar intensificando as fiscalizações dos caminhões-pipa na cidade em função do colapso no abastecimento de água que a cidade enfrenta.

De acordo com o órgão, as pessoas estão comprando água diretamente aos donos de caminhões-pipa e é preciso estar atento para adquirir água de confiança e que atenda a todos os critérios para o fornecimento.

Segundo a Gevisa, os consumidores precisam verificar se o tanque possui o selo visível de inspeção da Vigilância Sanitária, observar se o caminhão-pipa recebeu uma autorização de transporte de água potável e se esta autorização está em dia. Ele também deve analisar as condições externas do tanque, quanta a ferrugem e amassados.

É necessário que o carro possua a frase “Água potável” em algum local do tanque. Os consumidores devem atentar também se as mangueiras estão velhas e danificadas e solicitar do condutor que informe a procedência, origem, local ou fonte da água captada.

Ainda de acordo com a Gevisa, uma relação de caminhões-pipa habilitados para distribuição que circula pelas redes sociais não foi produzida pelo órgão.

Se for percebido cor, cheiro ou gosto fora da normalidade, o consumidor deve suspender o uso e denunciar, informando a placa do caminhão para 3310-6178.

“Nós entendemos o momento de colapso pelo qual a cidade passa, mas as pessoas não podem arriscar a sua saúde com o uso de água inapropriada”, explicou a Coordenadora da Gevisa, Betânia Araújo.

MaisPB

Leia Também