João Pessoa, 27 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Caminhos do Frio

Rubens Nóbrega lança livro de contos em Bananeiras

Comentários: 0
publicado em 27/07/2013 às 12h20

O jornalista paraibano Rubens Nóbrega lançou nesta sexta-feira (26) o livro “Histórias da Gente”, no Hotel Serra Golf, no Centro de Bananeiras. A obra é fictícia e reúne diversos contos e crônicas que tiveram a cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, com cenário. O lançamento fez parte da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013.

Apesar de não ter nascido na cidade de Bananeiras, Rubens Nóbrega viveu parte da infância e o começo da adolescência na cidade. “Nasci em João Pessoa por um acidente de percurso”, brincou o autor. Os pais de Rubens, Aparecida Barbosa Nóbrega e Vicente Nóbrega, também não nasceram na cidade, mas moraram mais de dez anos em Bananeiras. “Eu amo esta cidade. Se eu pudesse viria aqui toda semana. A única coisa que me impede de morar novamente em Bananeiras é o frio. Ele é meu grande inimigo”, disse Vicente Nóbrega que já trabalhou como professor universitário na cidade e hoje mora em João Pessoa.

Já a mãe do jornalista afirmou que Rubens tem um verdadeiro carinho e respeito por Bananeiras. “Rubens é apaixonado por esta cidade. Ele brinca dizendo que quando se aposentar vai morar aqui”, disse Aparecida Nóbrega.

O jornalista afirmou que essa paixão por Bananeiras cresceu devido aos bons momentos que ele vivenciou no seu tempo de menino. “Eu me mudei de Bananeiras na minha adolescência quando eu estava gostando mais daqui”, explicou o escritor. Sobre a obra, Rubens disse ainda que muitos dos contos foram casos vividos por ele, mas que ganharam um ar mais literário. Outros são contos surrealistas fantásticos, gênero que cria coisas improváveis. A maioria dos contos do livro se passa em Bananeiras, mas o leitor também encontrará histórias vividas em outras cidades paraibanas.

“É um livro para rir e se emocionar. Tem uma passagem sobre o assassinato de João Pessoa, tragédia que aconteceu na Paraíba e que eu coloquei uma pimenta afirmando que é uma história sobre uma pessoa vítima de uma trama para reincorporar Paraíba a Pernambuco. Também tem uma história de Celso Furtado sobre um romance que não deu certo”, Rubens explicou, ainda, que reuniu trabalhos que já haviam sido publicados em jornais, mas ganharam uma outra roupagem para constar no livro.

O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, prestigiou o lançamento da obra. “Bananeiras fica lisonjeada com a vinda de Rubens Nóbrega. O livro é uma verdadeira homenagem para Bananeiras. Ele é um dos jornalistas mais influentes e gabaritados. No verso do livro é possível ver uma foto panorâmica da cidade e na capa uma foto antiga da estação de trem, símbolo da pujança econômica para cidade”, explicou o prefeito.

Ascom Bananeiras

Leia Também