João Pessoa, 28 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALTURA

Brasileiro de 2,13 metros fica perto do sonho de jogar na NBA

Comentários: 0
publicado em 28/07/2013 às 09h42

Ele tem "apenas" 2,13 m, pesa 105 kg, e um apelido que pouco tem a ver com suas medidas: Bebê. Lucas Nogueira “Bebê” saiu muito cedo do Brasil para jogar basquete na Espanha e tentar realizar um sonho: participar da poderosa NBA, o que agora está muito próximo de acontecer.

No fim de junho, o atleta foi selecionado pelo Atlanta Hawks, após o Draft, para disputar a Summer League, e seus agentes estão em negociação com a equipe americana, visto que o atleta tem contrato até 2015 com o Asefa Estudiantes, da Liga Espanhola.

O fluminense de São Gonçalo completou 21 anos na última sexta e esteve no Rio de Janeiro para resolver algumas pendências e ver a família. A volta para os Estados Unidos já está marcada: é neste domingo, quando inicia a busca por seu sonho americano. Sem casa em Atlanta, o jogador afirma que moraria até no vestiário do clube se preciso: “Se você entrar no vestiário não vai querer morar em uma casa. Pedi para morar lá mesmo, mas o meu pedido não foi aceito. Chegando lá agora, acho que eu vou ter uma casinha para morar”, disse Bebê.

Para participar da pré-temporada pela nova equipe, Bebê (ou Nogueira, como vem sendo chamado na Liga Americana) pediu dispensa da Seleção Brasileira, que disputará a Copa América no final de agosto. O jogador acredita que seu pedido não será mal visto pelos dirigentes da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e pelo técnico Rubén Magnano, e que a oportunidade de participar de uma equipe da NBA é muito importante para a sua carreira.

“Isso (ser prejudicado) eu já não posso falar, porque eu não sou técnico e nem dirigente da Seleção, mas me prejudicar no futuro seria muito triste, porque eu desejo estar na Seleção. Senti uma imensa dor no coração com o pedido. Mas tenho certeza que ele não foi em vão, foi para uma coisa que eu precisava fazer hoje. Eu sempre estive na Seleção das categorias de base, nunca pedi dispensa, sempre servi com o maior orgulho. Não só eu, mas todo mundo quer estar na Seleção. Foi onde eu fiquei conhecido no mundo em 2010, com a Seleção Sub-19, então é o meu sonho estar. Mas a gente tem que pensar no futuro e ser draftado não significa nada. Então, tem que ir para os Estados Unidos e mostrar que eu quero estar lá. Mostrar para o clube que eu estou interessado”, explicou o jogador.

Sempre brincalhão e com um sorriso estampado no rosto, Bebê falou que seu inglês está longe de ser bom, mas que fome não passará. Embora revele que durante uma sessão de autógrafos do Draft deu uma entrevista para a televisão da NBA e que se enrolou completamente na pergunta. .

"Estou pegando aos poucos o inglês, mas as gafes, ah essas continuam. Eu dei uma entrevista para a NBA na sessão de autógrafos. Tá, não foi tão gafe assim. O cara perguntou qual seu move (de movimento do basquete) favorito e eu entendi movie de filmes. Falei um monte de filmes e até atores, e eu acho que ele perguntava a minha jogada favorita. Falei uns 30 filmes para ele, que começou a rir de mim e acabou embarcando na minha”, falou às gargalhadas o jogador.

No entanto, quando o assunto é seu futuro no NBA ou na Liga Espanhola, o jovem atleta fica sério e mostra amadurecimento para falar do assunto. “Eu queria ir para o NBA agora, mas acho que a gente não deve ultrapassar etapas. Com certeza eu me adaptaria bem lá na Liga, mas as coisas não são assim. Caso eu vá para a NBA vou dar o meu melhor lá, é o mínimo que eu posso fazer como gratidão por terem me escolhido. Mas tenho contrato até 2015 com o Estudiantes, e essa é uma situação que os meus empresários tem que resolver ainda", disse.

"Acho muito cedo para falar disso, pois eu tenho uma extensão de contrato na Espanha. É um contrato que não é difícil rescindir, mas isso é uma conversa para essa semana com meus empresários e os devidos clubes. Eles vão decidir o que é melhor para mim. Se eu for para a NBA vou ficar muito feliz, todo mundo sabe que é a melhor liga do mundo e eu me adaptaria fácil. Mas também não descarto continuar jogando na Europa, onde eu cresci e amadureci”, completou Bebê, calmamente.

Sobre a chance de jogar na principal liga do mundo, o jogador fez ressalvas quanto ao seu preparo físico e afirmou que precisará ganhar mais peso e massa muscular, mas foi convicto ao responder que está pronto para encarar este novo desafio.

“Na minha opinião estou preparado para estar no NBA, isso na minha opinião. Mas não vai depender de mim, e sim do clube e da vontade deles. É claro e visível que estou com problema de físico para a Liga, sou magro. Essa parte eu vou corrigir, malhando e ganhando peso. Agora o que mais me preocupo é com essa parte do físico, mas não é um problema. Lá tem a tecnologia e uma estrutura suficiente para crescer nesse aspecto”, afirmou o atleta.

Ídolo de Kobe Bryant, Bebê inclusive deu o nome do astro do NBA para o seu companheiro: o labrador Kobe. O cachorro será o único “parente” que pretende levar neste momento para os Estados Unidos, já que ninguém da sua família tem visto americano.

“Seria importante levar a minha família, mas eles não possuem o visto americano, isso é complicado. Vou definir primeiro se eu vou jogar na Liga, para que eles possam viajar também. Mas meu cachorro vai, o Kobe. Agora terão dois Kobes nos Estados Unidos. Esse vai comigo, ele é meu grande amigo, meu companheiro, meu filhão. Gigante como o pai”, concluiu.

TERRA

Leia Também