João Pessoa, 21 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
prévias de CARNAVAL

PMJP distribuirá um milhão de preservativos

Comentários: 0
publicado em 21/02/2019 às 15h08
atualizado em 21/02/2019 às 16h14

Durante as festividades que antecedem o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Seção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e hepatites virais, irá distribuir 1 milhão de preservativos, masculinos e femininos, e géis lubrificantes. Essa oferta faz parte da campanha educativa e informativa de conscientização para a importância do uso da camisinha como prevenção de ISTs e outros agravos.

“Durante o Carnaval, as pessoas ficam muito empolgadas e pode ocorrer de dispensarem o preservativo no momento do ato sexual, o que pode acarretar além de uma gravidez indesejada, algumas ISTs. Por isso, nosso trabalho durante essas festas não é apenas distribuir camisinhas, mas conscientizar os foliões sobre a necessidade do uso delas”, explica a coordenadora da seção de IST/AIDS/Hepatites Virais, Clarice Pires.

Os profissionais da SMS estarão atuando desde a abertura do Folia de Rua, nesta quinta-feira (21), no Ponto de Cem Réis, seguindo até o Cafuçú, no dia 1º de março, participando dos principais blocos como Atletas, Virgens de Tambaú e Muriçocas, além dos blocos Vumbora, Tambiá Folia, Agitada Gang, Muriçoquinhas e Melhor Idade.

Além da ação de conscientização nos blocos, os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fortalecendo a importância da prevenção às ISTs e o uso correto do preservativo. Esse trabalho estará acontecendo na sala de espera das USFs e durante as consultas.

Testes – Para quem desejar fazer os testes para diagnóstico da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, a SMS disponibiliza o serviço em todas as Unidades de Saúde da Família Integradas, Policlínicas Municipais, serviços de referencias e nas maternidades da Capital. Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

Um dos locais para realizar os testes rápidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio SAE/CTA. Já as gestantes com HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.

MaisPB

Leia Também