João Pessoa, 23 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Pacto de convivência

Comentários:
publicado em 03/06/2014 às 15h58

Por cobrar tanto e reiteradas vezes o mínimo de convivência institucional entre gestores adversários, este espaço não poderia deixar passar em branco, até por uma questão de estímulo pedagógico, a reunião entre o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo, na Granja Santana.

Divergências políticas de lado, o governador e o prefeito agiram como a sociedade paraibana e o povo pessoense esperam; cumprindo os juramentos e os deveres públicos em nome da coletividade, passando por cima das diferenças partidárias e marginalizando as picuinhas alimentadas pela política do ódio.

O gesto de quem chamou e a atitude de quem se dispôs a ir ao encontro são sinais de maturidade, para nossos padrões de se fazer política. Numa rápida conversa, os dois se despiram dos mantos opostos e avançaram em questões simples, mas fundamentais à política de mobilidade urbana da maior cidade do Estado, cujos habitantes sofrem com os gargalos do trânsito.

Depois de tanta disputa de propriedade, briga por autorização e troca de acusações, de lado a lado, o Governo cedeu terrenos requeridos para a Prefeitura construir terminais de integração estratégicos à rapidez do transporte público da cidade e o Município assinou permissão de obras. Prevaleceu o bom senso, finalmente.

O que houve bem que poderia não ser encarado por todos nós como fato extraordinário, nem exalar esse cheiro de exceção. Esse tipo de prática necessita ser a regra num Estado que precisa correr muito para recuperar o tempo perdido no caminho da possibilidade de oferecer uma vida mais digna e justa aos seus filhos.
Por uma Paraíba que colunista político não tenha que gastar tinta e papel para registrar e enaltecer o óbvio.
 

*Artigo publicado na coluna do jornalista Heron Cid, no Correio da Paraíba, edição do dia 03/06/2014 (Terça-feira).

Leia Também