João Pessoa, 14 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BLOQUEIO

Filme pernambucano é censurado em festival de cinema na China

Comentários: 0
publicado em 14/08/2013 às 14h56

A premiada produção pernambucana ‘O som ao redor’ está entre os quatro filmes vetados pelo governo da China para a programação do 4º Festival de Cinema Brasileiro da China.

“O filme foi aprovado numa primeira exibição, mas depois recebi um e-mail em que a curadora pedia desculpas porque o filme teria sido vetado pela censura”, explicou esta segunda (12), em Gramado, o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho sobre o veto a O som ao redor.

Kleber, que faz parte do Júri do 41º Festival de Gramado, tomou um susto com a notícia, mas já havia decidido que não iria acompanhar a possível exibição do filme. “Eu já havia recebido as passagens, mas não iria acompanhar o filme. Pelo que vi, sobraram os filmes inofensivos”, disse, sem lamentar.

Ainda foram cortados os filmes Chamada a cobra, de Anna Muylaert; Rânia, de Roberta Marques; e O que se move, de Caetano Gotardo. O festival acontece entre os dias 5 e 15 de setembro nas cidades de Pequim e Xangai. A abertura será com Gonzaga – De pai pra filho, com a presença do diretor Breno Silveira.

Brasília – Pela manhã, a cineasta pernambucana Renata Pinheiro, que está em Gramado na comitiva do filme Tatuagem, no qual ela faz a direção de arte, recebeu uma ótima notícia.

Seu primeiro longa-metragem de ficção, Amor, plástico e barulho foi convidado para a Competição do Festival de Brasília, em substituição ao desistente A estrada 47 (A montanha), de Vicente Ferraz.


JC Online

Leia Também