João Pessoa, 19 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
POLÍCIA FEDERAL

‘Fantoche’: Buega Gadelha ficará preso por cinco dias em Brasília

Comentários: 0
publicado em 19/02/2019 às 16h12
atualizado em 19/02/2019 às 15h36
Foto: Roberto Targino/MaisPB)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP-PB), Buega Gadelha, ficará preso em Brasília nos próximos cinco dias, cumprindo um mandado de prisão temporária que foi expedido pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco nesta terça-feira (19).

A informação foi confirmada ao Portal MaisPB pela Polícia Federal, responsável pela Operação Fantoche, que informou ainda que caso a Justiça decida prorrogar a prisão ou transformá-la em preventiva, ele deve ser transferido para Pernambuco.

Buega é um dos alvos da Operação Fantoche, que investiga a possível prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Na Paraíba, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Fiep. Os malotes com documentos apreendidos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco.

A Operação 

A Policia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), uma operação na Paraíba e mais cinco estados, além do Distrito Federal contra um esquema corrupção envolvendo contratos de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S.

A polícia informou que a organização criminosa é voltada a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Estima-se, de acordo com a PF, que o esquema já tenha rendido ao grupo cerca de R$ 400 milhões decorrentes desses contratos.

Segundo as investigações, um grupo de empresas, sob o controle de um mesmo núcleo familiar, atuou, de forma contínua, desde 2002, executando contratos firmados por convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado ‘Sistema S’.

O modus operandi empregado é sempre similar e, em resumo, consiste na utilização de entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério convenente e Unidades do Sistema S, contratos estes, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.

Além da Paraíba, a Operação Fantoche aconteceu, em parceria com o Tribunal de Contas da União, nos estados de Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Alagoas.

MaisPB

Leia Também