João Pessoa, 22 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA QUINTA

ALPB entrega título de Cidadã Paraibana para a ouvidora da Polícia

Comentários: 0
publicado em 22/08/2013 às 17h55

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu o título de Cidadã Paraibana à ouvidora de Polícia, Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi, durante sessão solene nesta quinta-feira (22). A solenidade aconteceu no plenário Deputado José Mariz e contou com a participação de familiares, amigos, autoridades políticas e representantes da Segurança Pública.

A homenagem foi proposta pela deputada Iraê Lucena (PMDB) com a finalidade de prestigiar a ouvidora pela dedicação à sociedade paraibana com o trabalho desenvolvido na área da segurança pública. A concessão foi aprovada por todos os parlamentares da Casa Epitácio Pessoa.

“Este título chega até um pouco tarde, pelo tempo de dedicação que Valdênia tem nesta cidade. É mais do que merecido e justo. Estamos lisonjeados por esta homenagem e pela participação de tantos amigos presentes neste plenário. Sinto-me revestida de orgulho por prestigiar o nascimento, hoje, desta ilustre paraibana”, elogiou a deputada Iraê.

A ouvidora agradeceu a parlamentar destacando a importância do trabalho realizado por ela em defesa dos direitos das mulheres. Valdênia ressaltou ainda sobre a responsabilidade que o reconhecimento oferecido pela Casa vai exigir.

“Este título é importante porque se trata da identidade. Eu me identifico com o povo daqui, que é trabalhador, sério e próspero. Honra-me também um título proposto por uma deputada paraibana que tem compromisso com o povo, que discute o direito das mulheres. Eu fui aprendendo a conhecer o paraibano na sua raiz, na terra, no sertão e aqui no litoral, transformando cada dia em um tempo de aprendizado. Ao mesmo tempo essa cidadania me traz uma responsabilidade, pois você quando ama, cuida. Eu aprendi a amar a Paraíba e me sinto ainda mais responsável pela luta de um Estado melhor”, exaltou Valdênia.

O secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, participou da sessão e elogiou o desempenho da ouvidora nas diversas atividades realizadas por ela no estado. “Valdênia tem sido um baluarte dos direitos humanos e está sempre procurando certo controle das instituições. Esta proposição foi sem dúvida baseada no merecimento da própria homenageada.

Estavam presentes o deputado Trócolli Júnior (PMDB), que presidiu a solenidade; a ouvidora da ALPB, Liliane Targino; o representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Oscar Gática; a representante do Fórum Paraibano de Ouvidoria, Marlene Ramalho Rosas; a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Socorro Borges; além do secretário estadual de Segurança, Cláudio Lima e a deputada Iraê Lucena.

Currículo – Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi nasceu no Estado de Minas Gerais, mas foi criada em São Paulo. Chegou à Paraíba há cinco anos onde se adotou paraibana. Valdênia é pedagoga, advogada e mestre em direito social. Na Paraíba atuou em diversas entidades sem fins lucrativos, como a Comissão dos Direitos Humanos na cidade de Santa Rita, entidade de Apoio às Comunidades Quilombolas. Atualmente é ouvidora estadual na Segurança Pública do Estado, professora universitária e atua no Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Assessoria 

Leia Também