João Pessoa, 26 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RETOMADA

Ministro autoriza obras em trecho da Paraíba que travava ‘transposição’

Comentários: 0
publicado em 26/08/2013 às 17h49

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, esteve na Paraíba nesta segunda (26) para a assinatura da ordem de serviço do trecho “Monteiro” das obras da transposição do Rio São Francisco. A visita foi encarada como um marco para ‘destravar’ o processo de construção do canal, já que este era o último lote o Eixo Leste do Estado ainda completamente estagnado.

“Todos os lotes estão funcionando. Só restava este, cujas obras foram retomadas”, explicou o senador Vital do Rêgo (PMDB) – presidente Comissão Externa de Acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco – dizendo crer que as obras desse último trecho serão inauguradas até o final 2014.

Presente na cerimônia de assinatura, ao lado do ministro e demais membros da comissão, Vitazinho discursou para autoridades e à população presente, destacando a importância da Transposição do Rio São Francisco para o Nordeste, particularmente para a Paraíba. O senador lembrou que a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e quando estiver pronta vai beneficiar 12 milhões de nordestinos distribuídos em quase 400 municípios dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

“Sem dúvida a transposição será a obra do século em recursos hídricos e redenção do Nordeste”, destacou o parlamentar.

Na sequência de seu discurso, Vital mostrou emoção ao lembrar que a transposição era “um sonho antigo acalentado por muitos nordestinos, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve coragem de realizar e a presidente Dilma Roussiff (PT), está dando continuidade”.

Vitalzinho acrescentou ainda que essa nova a visita foi importante para o andamento das obras.

“Estamos confiantes de que em breve vamos transformar a realidade do Nordeste brasileiro”, ressaltou o senado.

Esta foi a terceira visita da comissão presidida por Vital ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril deste ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Hoje os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro.

Além de Vital e do Ministro Fernando Bezerra, participaram da visita o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), os senadores Cícero Lucena  (PSDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), o Ministro das Cidades Agnaldo Ribeiro (PP), entre outras autoridades.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programade Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Com conclusão prevista para 2015, o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Paraíba é o Estado que terá o maior número de reservatórios contemplados com as melhorias na infraestrtura hídrica. Ao todo, serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco.

MaisPB

com informações da assessoria do senador Vital do Rêgo
 

Leia Também