João Pessoa, 30 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
JUSTIÇA

RC nomeia Oswaldo Trigueiro como desembargador da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 30/08/2013 às 08h45

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho nomeou na noite desta quinta-feira (29) o ex-procurador geral da Justiça Oswaldo Trigueiro como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, substituindo José Di Lorenzo Serpa, aposentado compulsoriamente no último dia 6 de agosto. A confirmação ocorreu no dia da posse do novo procurador geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, que substitui Owaldo.

O ex-procurador de Justiça compunha a lista tríplice que foi formada também pelos procuradores Aldenor de Medeiros Batista e Marcus Vilar Souto Maior. Ele foi o mais votado desde a lista sêxtupla, enviada pelo Ministério Público do Estado ao Tribunal de Justiça.

O Pleno do TJPB definiu a lista tríplice, quando, em votação aberta, o ex-gestor do Ministério Público, ficou com 16 votos. Aldenor e Marcus Vilar tiveram, respectivamente, 14 e 13 votos.

A posse de Owaldo Trigueiro ainda terá a data definida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Oswaldo Trigueiro se despede do cargo de procurador-geral de Justiça do MPPB

O promotor de Justiça Oswaldo Trigueiro do Valle Filho se despediu nesta quinta-feira (29) do cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), durante a solenidade de posse do novo procurador-geral, que aconteceu no auditório do Hotel Tambaú em João Pessoa. Emocionado, Trigueiro agradeceu aos amigos, familiares, membros e servidores do Ministério Público, parceiros da instituição e definiu sua passagem pela administração superior da instituição como a oportunidade de sua vida. Ele dirigiu o MPPB por quatro anos.

“Precisamos adotar o ritmo da natureza e ela não é só sábia, mas é razão. Toda natureza tem seus ciclos e a riqueza desta diversidade é a mudança. Somos um processo de espera. A beleza está na compreensão que podemos nos projetar no tempo, através de nossas ações, ideias, capacidade de amar e nos expressar no fruto do nosso amor, através dos filhos, sobrinhos, netos”, assim iniciou Trigueiro o seu discurso.

Oswaldo trigueiro dando posse ao novo procurador gera do Minsitério Público da Paraíba  e observado pelo prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo e o presidente da Assembleia Ricardo Marcelo (foto: Secom-JP) 

Ele ainda falou sobre as transformações que o Ministério Público passou ao decorrer dos anos e às várias formas que a instituição se apresentou ao longo do tempo e espaço. “Hoje podemos apresentar o Ministério Público como um universo apaixonante. Vivemos uma quadra da história privilegiada, onde as oportunidades surgiram e pudemos apresentar o perfil correto da defesa social com muita luta. Não somos uma realidade construída, temos muito a fazer”, afirmou Oswaldo.

O ex-procurador-geral falou do seu orgulho pela oportunidade de ter guiado os membros e servidores do MPPB por quatro anos. De acordo com Trigueiro, a trajetória trouxe sacrifícios, distâncias, perdas, conquistas e fizeram dele uma nova pessoa. “Experimentei o que há de mais sublime na existência humana, o exercício da liberdade, de fazer diferente. Aprendi o que é ter equilíbrio, ambição, medo, entre outras coisas que eu aprendi tanto”, ressaltou.

Oswaldo Trigueiro ainda discorreu sobre o futuro da instituição, sendo conduzido pelo novo procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, que, com humildade, acredita que este dará saltos ainda maiores no Ministério Público da Paraíba.

Luciano Cartaxo participa da posse de procurador-geral e defende parceria entre PMJP e MPPB

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou, no final da tarde desta quinta-feira (29), da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand Asfora. Durante a posse, que aconteceu no auditório Sérgio Bernardes, no Tropical Hotel Tambaú, o prefeito defendeu a manutenção de projetos em parceria entre o MPPB e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Temos certeza que o procurador Bertrand Asfora está tomado da melhor das atenções e que vai realizar um excelente trabalho a frente dessa instituição tão importante para o nosso país”, declarou Luciano Cartaxo. “Nosso Governo está à disposição do Ministério Público para firmar parcerias e desenvolver muitos projetos que tragam benefícios para a população de João Pessoa”, complementou.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral Bertrand Asfora falou sobre o desejo de realizar uma gestão que traga um viés estruturante para o MPPB. “Queremos dar continuidade a um projeto que vem dando certo. Vamos interiorizar diversos núcleos do órgão e melhor as condições de trabalho para que nossos servidores possam oferecer o melhor serviço possível para a população”, afirmou. Bertrand permanece a frente do cargo pelo período de dois anos.

O procurador Oswaldo Trigueiro, que deixou o posto de procurador-geral, fez um discurso emocionado, e afirmou que não iria utilizar a oportunidade para fazer um balanço de sua gestão. “O legado que deixei foi o ensinamento de que o importante é abrir o horizonte para as pessoas, investir na capacidade de transformação de cada um, na mudança de mentalidade. Pois é isso que constrói”, declarou.

Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho; a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra; o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba(TCPB), conselheiro Fábio Nogueira. Também compareceram o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra; e a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Eunice Carvalhido.

 Portal Correio 

e assessoria do Ministério Público da Paraíba  e Secom-JP

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas