João Pessoa, 22 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA BAHIA

Comerciante vira meme ao tirar folga após 50 anos

Comentários:
publicado em 22/01/2019 às 10h33
atualizado em 22/01/2019 às 10h40

O comerciante Elizeu Andrade, de 70 anos, morador da cidade de Serrinha, a 173 quilômetros de Salvador, diz ter trabalhado sem parar durante todos os dias dos últimos 50 anos. Na última semana, ele resolveu tirar dois dias de folga e, por conta disso, virou meme nas redes sociais.

“É isso mesmo??? Elizeu tirou férias??”, diz o print de uma foto tirada no dia da viagem de Elizeu. “Elizeu tirando férias? O mundo não é mais o mesmo”, compartilhou outro morador.

Com direito a “plantão” de cobertura jornalística, até com imagens aéreas, o fato inédito mobilizou as redes sociais dos moradores de Serrinha, que tem cerca de 76 mil habitantes.

“O dia em que Serrinha parou! Elizeu, uma das figuras mais queridas da nossa terra, finalmente, saiu de férias!! Após quase 50 anos ininterruptos de trabalho, chegou o dia dele. Ao contrário de muitos, não foi para Dubai, nem Paris, nem Canadá etc…foi para onde deixa ele feliz, Itaberaba, rsrsrs. Aproveite bastante e volte com esse sorriso”, dizia outra postagem.

O mercadinho de Elizeu leva o nome dele e fica aberto de domingo a domingo, das 7h às 22h, no centro de Serrinha. Na última semana, o comerciante resolveu tirar dois dias de folga para visitar a filha em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, após ela se mudar há quatro anos.

Os dois dias de folga, de 15 a 17 de janeiro, foram suficientes para o senhor Elizeu, como é conhecido pelos clientes, sentir falta do trabalho e da rotina.

“Em 63 anos tirei essas férias forçadas. Minha filha casou, se mudou e eu não fui visitá-la. Tirei dois dias para vê-la, mas voltei logo. Fiquei com saudades, né? É o que mais gosto de fazer”, disse Elizeu.

O comerciante começou a trabalhar aos 7 anos, quando ajudava o pai, em Feira de Santana, a 100 quilômetros da capital baiana. Ele já foi funcionário de mercadinho e de padaria, até montar o próprio estabelecimento.

“Eu trabalho 15 horas, 365 dias, todos os anos, e não me sinto cansado. Quando você faz o que gosta, não existe cansaço. Eu trabalho com prazer, trabalho com amor”, contou Eliseu.

No mercadinho, Elizeu conta com a ajuda de cinco funcionários, que se revezam durante o dia. O dono do mercado abre e fecha a porta do estabelecimento, e tira uma pausa de 15 minutos para almoçar.

“Eu tenho os meninos que me ajudam. Tem quem trabalha pela manhã e uns que chegam à tarde. É bem dividido, mas eu fico o dia todo. Não tem coisa melhor do que trabalhar. Só saio 15 minutos para almoçar”, disse.

Junior Mascarenhas, amigo dele, garantiu que é difícil encontrar Elizeu fora do mercado.

“Ele trabalha todos os dias há muito tempo. Se você for lá, vai encontrar ele lá. Todos os dias mesmo”, contou.

Sobre a saúde, o idoso disse que é muito raro ficar doente.

“Não tomo nenhum comprimido. Meu remédio é meu trabalho. Quanto mais você trabalha, mais você tem saúde. Essa é a minha frase”, gargalhou.

Durante as eleições, em outubro de 2018, Elizeu contou que precisou se ausentar por alguns minutos para votar, mas colocou uma placa na frente do mercado com a frase: “Fui votar, mas volto já!”.

“Quando eu vi, não aguentei. Todo mundo lembra desta placa. Achávamos que ele nem ia abrir o mercado, mas ele abriu, colocou uma placa e depois voltou”, contou Junior Mascarenhas.

“Eu não fecho o mercado nem nos feriados. Dia 25 de dezembro eu estava aqui. Primeiro de janeiro também. Mas eu sempre fui assim. Trabalhei 9 anos em uma padaria em Feira de Santana, e nos domingos só eu trabalhava. Ajudava meu chefe e, quando dava 22h, ele dizia: ‘Vai ficar aí ou vai comigo'”, lembrou Elizeu.

As pequenas férias do comerciante foram um acontecimento para a família Andrade, que finalmente contou com a presença ilustre de Elizeu. Além da família, a cidade onde ele mora comemorou os dois dias de folga da figura ilustre de Serrinha: “Elizeu. Divirta-se!! Você merece!!”.

G1

Certificado digital mais barato para advogados e contadores Clique e saiba como adquirir

Leia Também