João Pessoa, 13 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pré-candidato

Democrata anuncia nome para presidência dos EUA

Comentários: 0
publicado em 13/01/2019 às 11h39
Foto: Suzanne Cordeiro/AFP

O ex-prefeito de San Antonio, Julián Castro, que integrou a administração do democrata Barack Obama, anunciou neste sábado (12), no Texas, sua candidatura para se tornar o primeiro presidente hispânico dos Estados Unidos.

“Sou candidato à Presidência dos Estados Unidos”, declarou Castro, de 44 anos, diante de centenas de simpatizantes, reunidos em uma praça de San Antonio, sua cidade natal.

Espera-se que Castro, considerado uma promessa do Partido Democrata, concorre com um grande número de candidatos diversos na corrida por enfrentar o presidente republicano, Donald Trump.

O anúncio, feito sob o lema “Uma nação, um destino”, ocorre em um momento em que Trump transformou a imigração em um tema acalorado. Parte do governo federal está paralisada porque os democratas, majoritários na Câmara de Representantes, se negam a desbloquear os 5,7 bilhões de dólares que o presidente exige para construir um muro na fronteira com o México.

Neto de uma imigrante mexicana, Castro abordou a questão migratória diante de uma multidão reunida em San Antonio. “Dizemos não à construção do muro e sim à construção de comunidades”, afirmou.

Por enquanto, seu perfil é o de um ator secundário em uma corrida da qual podem participar vários pesos-pesados do partido, como o ex-vice-presidente Joe Biden; os senadores Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Kamala Harris; e até o bilionário Michael Bloomberg.

Conhecido pela boa oratória, o fotogênico Julián Castro foi secretário da Habitação de Obama e prefeito da sétima cidade mais populosa dos Estados Unidos. Agora, se torna o terceiro hispânico candidato presidencial de peso em quatro anos, depois dos senadores republicanos Ted Cruz e Marco Rubio, derrotados por Trump nas primárias republicanas de 2016.

Pode ser que sua candidatura desperte o entusiasmo dos eleitores hispânicos pelos democratas, que apoiaram Hillary Clinton, mas em menor medida que a Obama.

Castro ficou conhecido nos Estados Unidos em 2012, quando se tornou o primeiro latino a discursar na convenção nacional democrata.

Quatro anos depois, foi um dos finalistas à candidatura de vice-presidente com Hillary Clinton.

Muito crítico a Trump, recorda que provavelmente não estaria nos Estados Unidos se a atual política migratória existisse quando sua avó, ainda uma criança, cruzou a fronteira com o México em 1922.

G1

Leia Também