João Pessoa, 17 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
1ª FASE

ITÁLIA – Megaoperação endireita o Costa Concórdia

Comentários: 0
publicado em 17/09/2013 às 10h39

A megaoperação para endireitar o enorme navio de cruzeiro Costa Concordia, iniciada nesta segunda-feira (16), em frente ao litoral da ilha italiana de Giglio, foi concluída às 4h desta terça-feira (17) – 23h de segunda-feira, 16, no Brasil -, segundo as equipes responsáveis pelo projeto.

Montagem de um minuto resume 19 horas de resgate do Costa Concordia

"O navio de cruzeiro Costa Concordia foi endireitado e as operações de rotação da embarcação terminaram com sucesso", anunciou o chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli. "O navio está agora apoiado sobre a plataforma e marcamos um ponto decisivo para afastá-lo da Ilha de Giglio", acrescentou.

O diretor das operações de rotação do navio, Nick Sloane, um engenheiro sul-africano de 52 anos, explicou que "se pensarmos em tudo aquilo que era necessário para realizar este projeto, entre eletrônica e aço, chegamos à conclusão que poucos países do mundo poderiam organizar, em tão pouco tempo, uma operação tão vasta".

‘Há muitos danos no navio e teremos que fazer alguns testes", acrescentou Sloane. "Mas estou aliviado, um pouco cansado e com vontade de tomar uma cerveja e dormir".


G1

Leia Também