João Pessoa, 22 de setembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALEMANHA

Merkel lidera eleição na Alemanha, indica boca de urna

Comentários: 0
publicado em 22/09/2013 às 14h22

O grupo conservador da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, deve receber a maioria dos votos na eleição deste domingo (22), colocando-a no caminho para um terceiro mandato, mas há incertezas se conseguirá preservar sua coalizão de centro-direita ou se terá de negociar com seus rivais de esquerda, mostrou uma pesquisa boca de urna.

A pesquisa da emissora pública ARD mostrou o bloco conservador de Merkel, formado pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã Bávara (CSU), com 42%, a sua pontuação mais forte desde 1990.

"É um ‘super resultado’, mas ainda é muito cedo para discutir planos de coalizão", disse Merkel.

Mas a sondagem não deu uma indicação clara se seus aliados do Partido Democrático Liberal (FDP), com 4,7%, contribuiriam com sua volta ao Parlamento. Um novo partido eurocéptico, o Alternativa para a Alemanha (AfD), beirava 4,9%, quase no limite mínimo de 5% para ganhar assentos no Congresso.

O apoio ao Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, estava em 26%, os ambientalistas Verdes ficaram com 8% e o radical o Partido da Esquerda, com 8,5%.
Se o FDP não conseguir entrar no Bundestag, então Merkel terá quase que certamente iniciar um diálogo para formar uma coalizão com o SPD, com quem governou entre 2005 e 2009. As negociações podem durar meses e um novo governo poderia adotar políticas mais de esquerda, como um salário mínimo e aumento de impostos para os mais ricos.

G1 com Reuters 

Leia Também