João Pessoa, 29 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TRAGÉDIA

Buscas por avião desaparecido da AirAsia são retomadas

Comentários: 0
publicado em 29/12/2015 às 06h29

Um avião de reconhecimento australiano avistou nesta segunda-feira (29) um objeto no mar quando procurava o Airbus 320-200 da AirAsia que desapareceu no domingo (28) quando voava desde a cidade javanesa de Surabaya até Cingapura com 162 pessoas a bordo.

As autoridades indonésias disseram que o objeto avistado pelo Orion P se encontrava a cerca de 700 milhas (1.127 quilômetros) da última posição conhecida do avião desaparecido, informou a mídia local.

Até que uma embarcação chegue até o objeto e o identifique não se poderá saber se é um resto do aparelho da AirAsia, lixo ou qualquer outra coisa.

Indonésia, Cingapura, Malásia, Austrália e Coreia do Sul participam das operações de busca e resgate com 12 embarcações, cinco aviões e três helicópteros.

Dezenas de pescadores da região também cooperam nos trabalhos, enquanto várias nações, como Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido, ofereceram ajuda.

Desaparecimento

O Airbus A320-200 do voo QZ-8501 desapareceu dos radares depois que o piloto pediu permissão para ganhar altura devido às más condições atmosféricas.

O avião poderia estar "no fundo do mar", disse Bambang Soelistyo, diretor da agência indonésia de busca e resgate. "As últimas coordenadas foram no mar.

Portanto é possível que se encontre no fundo dele", afirmou Soelistyo em entrevista no aeroporto de Jacarta, na Indonésia, nesta segunda.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, também não parece acreditar que a aeronave será encontrada com facilidade. Ele afirmou ao jornal cingapuriano "The Straits Time" que existem ‘enormes possibilidades’ de que o avião da AirAsia tenha sofrido um acidente.

G1

Leia Também