João Pessoa, 29 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RÉVEILLON NA PRAIA

Sedurb alerta que melhores locais para tendas serão de ‘quem chegar primeiro’

Comentários: 0
publicado em 29/12/2015 às 07h58

Acaba nesta segunda-feira (29) o prazo para as pessoas se cadastrarem para colocar uma tenda nas praias de Cabo Branco e Tambaú, no Réveillon. Apesar de a Prefeitura garantir que haverá fiscalização para exigir o cadastramento, os melhores locais dentro das áreas permitidas será de quem chegar primeiro. Quem não fizer o cadastro, só montará tenda na praia se ainda sobrar espaço, tendo que fazer a inscrição na hora, com os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O cidadão não paga taxa à prefeitura, mas tem que obedecer algumas regras, como o tamanho da tenda, locais para instalação e o recolhimento de lixo no final do evento. Bares terão que pagar taxa à Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hidelvânio Macêdo, o cadastro poderá ser realizado até hoje, das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Nós destinamos algumas áreas para instalação das tendas, de forma a disciplinar a ocupação da praia. Porém o cadastro não especifica o local exato, dentro da área, em que a pessoa ficará. Neste caso, quem chegar primeiro vai escolher os melhores locais, dentro da área. Por isso estamos recomendando que cheguem cedo, até mesmo para evitar outros problemas, como dificuldade de acesso, com o trânsito intenso nas últimas horas do ano", explicou.

Segundo o secretário, quem perder o prazo de cadastro ainda pode colocar tenda, no entanto, só se tiver vaga disponível. Para isso, o cidadão terá que fazer o cadastro no dia 31, no stand da Sedurb que será montado na orla. "No caso dos bares, os donos têm que solicitar uso do solo à Superintendência do Patrimônio da União e pagar uma taxa à SPU. Caso a SPU autorize, a Sedurb automaticamente concede uso do solo também sem pagamento de taxa. As famílias não precisam pagar nenhuma taxa para instalar uma tenda na orla”, garantiu.

As tendas poderão ser instaladas a partir das 8h do dia 31, sendo que a Sedurb estará com uma tenda no Busto de Tamandaré das 8h às 16h com uma equipe orientando as famílias. “A área onde as tendas poderão ser colocadas foi definida a partir de um levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Lembrando que as tendas não podem ocupar os lugares onde tem vegetação. Toda área será sinalizada já na segunda-feira à tarde”, explicou. Há ainda tamanho definido para as tendas, que podem ser 3×3, ou 4×4 ou até 5×5.

MaisPB com jornal Correio da Paraíba

Leia Também