João Pessoa, 04 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
OUTUBRO ROSA

Câncer de mama mata cerca de 12 mil por ano no Brasil

Comentários: 0
publicado em 04/10/2013 às 12h31

Durante todo o mês de outubro, a Unimed João Pessoa estará desenvolvendo uma série de ações para chamar a atenção das pessoas para a prevenção do câncer de mama. As atividades fazem parte do Movimento Outubro Rosa, realizado em vários países para alertar sobre a doença que, todos os anos, mata cerca de 12 mil pessoas no Brasil.

Desde 2011, a Unimed JP participa do Outubro Rosa. A ação, no entanto, se restringia a iluminar com a cor rosa a sede e o Hospital Unimed JP. Em 2013, a Cooperativa decidiu intensificar a mobilização. Além da iluminação especial, que este ano também inclui o Viver Melhor – Espaço de Saúde e Bem-Estar, a Unimed JP está realizando uma campanha para arrecadar alimentos para doar à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que mantém a Casa de Apoio ao Portador de Câncer, na Capital. A ação começa nesta segunda-feira (7) e será realizada até 31 de outubro.

As pessoas que quiserem contribuir com a campanha podem trocar um quilo de alimento não-perecível (fubá, feijão, açúcar, macarrão ou arroz) pelo laço rosa que simboliza a campanha em postos que funcionarão na recepção principal da sede, do Hospital Unimed JP e do Espaço Viver Melhor. Se preferir, a pessoa pode adquirir o laço ao preço simbólico de R$2,00. O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de alimentos.

Ainda dentro da campanha Outubro Rosa, a Unimed João Pessoa fixará cartazes na rede credenciada com informações sobre a campanha internacional e sobre como as pessoa podem participar das ações que estão sendo desenvolvidas. Internamente, serão realizadas palestras para as funcionárias.

DADOS PREOCUPANTES

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Em quatro das cinco regiões brasileiras, esse é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

A prevenção precoce é a principal arma contra o câncer de mama. Nos primeiros estágios, as chances de cura são de 95%. O exame para detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia, que deve ser feita por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver a doença (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

MOBILIZAÇÃO MUNDIAL

O Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam, em outubro, ações isoladas referentes ao câncer de mama e à importância da mamografia para detecção precoce da doença. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Não existe uma informação oficial sobre como, quando e onde foi feita a iluminação do primeiro prédio no mundo. No Brasil, a iniciativa pioneira ocorreu em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Assessoria da Unimed 

Leia Também