João Pessoa, 26 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mutirão do outubro rosa

HU alerta mulheres para consulta de retorno

Comentários: 0
publicado em 26/12/2018 às 10h20

Mulheres que já receberam os resultados da mamografia realizada durante o Mutirão do Outubro Rosa devem ficar atentas à marcação da consulta de retorno. O alerta foi feito pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh.

O esforço concentrado de prevenção ao câncer de mama foi realizado no dia 19 de outubro passado no HUAC. As 200 mulheres que realizaram mamografia no Hospital Universitário devem procurar, até o dia 15 de janeiro de 2019, a coordenação do Caese (Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino), para marcar a consulta de retorno com Janeide Lima e Kiara Barros.

Todas as pacientes serão atendidas pela mastologista Cristina Santos Lacerda na segunda quinzena de janeiro.

“Um dos objetivos do mutirão, além de conscientizar a população, é detectar o câncer de mama precoce, quando ainda não palpável, aumentando o índice de cura. O exame mais importante é a mamografia, em que a sensibilidade é maior para as mulheres na faixa etária contemplada pela ação. É muito importante o retorno para mostrar os exames e excluir os casos suspeitos que serão triados para uma investigação”, explicou a mastologista.

Realizado como forma de adesão à campanha internacional Outubro Rosa, o mutirão do HUAC envolveu a Gerência de Ensino e Pesquisa e a Gerência de Atenção à Saúde, além do setor de Nutrição. Além das consultas, foi colocado à disposição das mulheres a opção de também fazer exames de sangue para HIV e Sífilis.

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

MaisPB

Leia Também