João Pessoa, 24 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
João Pessoa

Projetos garantiram segurança viária

Comentários: 0
publicado em 24/12/2018 às 13h38
atualizado em 24/12/2018 às 16h54

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) colocou em prática, desde o início do ano, diversos projetos de mobilidade urbana com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança viária para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com reflexos positivos na qualidade de vida de toda a população.

Uma dessas intervenções foi a modificação da circulação da Avenida Sapé, em Manaíra, que passou a ser mão única, o que equilibrou as ligações entre as avenidas Ruy Carneiro e Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), dando mais uma opção de acesso entre os dois corredores.

Na orla do Cabo Branco, a Semob-JP implantou o sistema de binários nas ruas que dão acesso à orla, o que trouxe mais segurança viária. Além disso, após ampla discussão com representantes da população, a Semob-JP iniciou o novo plano para garantir o ordenamento do trânsito e a segurança das pessoas que praticam caminhada e outras atividades físicas. Nessa área, a Autarquia assumiu toda a operação de sinalização e monitoramento no perímetro da caminhada com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Outra intervenção importante aconteceu no Bairro dos Estados, com a alteração da circulação da Avenida Mato Grosso. Com isso, toda a extensão da via, que operava em sentido duplo de circulação, passou a ter tráfego em mão única no sentido bairro/Centro. A medida ajudou a desafogar o trânsito da Avenida Epitácio Pessoa em horários de pico.

As 12 ruas de Mangabeira, no entorno da feirinha do bairro, foi outra região onde um novo projeto de circulação foi implementado. Algumas ruas passaram a funcionar em sentido único e outras tiveram o seu sentido de circulação invertido, proporcionando mais segurança para pedestres e condutores de veículos e melhorando a fluidez do tráfego no local.

Via Transversal 

Em outubro, a Semob-JP entregou à população a via transversal, que permitiu uma conexão entre a Avenida Beira Rio e a BR-230, pelos bairros de Tambauzinho, Miramar e Brisamar. A transversal pode ser acessada a partir da Beira Rio pela Rua Vandick Filgueiras, na altura da TV Master. Em seguida, o condutor pode cruzar as avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, chegando à BR 230.

A rota integrou o plano da Semob-JP para ligação entre a região central e os bairros da Zona Norte, reduzindo o fluxo das avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro. A intervenção também complementa o tráfego do corredor criado com a construção, pela PMJP, do Viaduto da Avenida Deputado Geraldo Mariz.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Adalberto Araújo, o resultado é um melhor fluxo dos veículos e mais segurança para pedestres, ciclistas e para os condutores. “Todas essas intervenções são fruto da observação e planejamento da Semob-JP, que trabalha sempre no sentido de trazer mais eficiência para o tráfego. Essas áreas possuem hoje uma melhor distribuição do trânsito e uma melhor dinâmica no deslocamento das pessoas”, declarou.

Nova Beira Rio

O projeto da Nova Beira Rio envolveu a parte da construção da ponte sobre o Rio Jaguaribe e a requalificação de toda a via, em um investimento total de R$ 12,7 milhões. Para a construção da ponte, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. A medida acabou de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois na região a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

Paralelo à construção da ponte, a PMJP também concluiu os trabalhos nas calçadas padronizadas e dotadas de acessibilidade e a construção de ciclovia em toda a sua extensão. Toda a via conta com sinalização horizontal e vertical, inclusive para ciclistas e este compartilhamento eficiente torna-se referência na Capital e demais cidades da região.

PlanMob 

O ano de 2018 também foi de avanços no Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), que vai definir todo o investimento e gerenciamento do sistema de mobilidade da Capital. O documento está em fase de conclusão, com a análise das pesquisas realizadas, e a etapa final é a construção de propostas com as diretrizes para a evolução de João Pessoa para os próximos 30 anos. “O objetivo é torná-la mais humana, buscando um transporte público de qualidade e sustentável, assim como uma mobilidade eficiente e inclusiva”, complementou o superintendente Adalberto Araújo.

MaisPB

Leia Também