João Pessoa, 18 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ACERTE O RELÓGIO

Horário de verão começa a valer no próximo domingo

Comentários: 0
publicado em 18/10/2013 às 10h27

Com a chegada do horário de verão que começa à 0h do próximo domingo (20), os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão funcionar até as 2h do novo horário. Já nos ônibus municipais não haverá alteração nos horários por conta da mudança.No domingo, os relógios devem ser adiantados uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai vigorar até 16 de fevereiro de 2014.

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, os trens da CPTM vão operar normalmente até as 2 horas da manhã de domingo, equivalente à 1 hora do horário antigo, quando habitualmente é encerrada a operação. Após o encerramento do expediente, os relógios serão adiantados. A circulação dos trens será retomada no domingo às 4h do novo horário.

O funcionamento do Metrô (inclusive a linha 4-amarela, operada pela ViaQuatro), que aos sábados tem a operação estendida até a 1h, também não causará preocupação aos usuários que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2h do novo horário. No domingo, a reabertura das estações acontecerá no horário tradicional, ou seja, às 4h40.

Já a Infraero (estatal que administra os aeroportos) recomenda aos passageiros procurar as companhias aéreas em caso de dúvida sobre o horário do voo.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário.

A estimativa é que neste ano a economia proporcionada pelo horário de verão chegue a R$ 400 milhões, relativos ao acionamento de térmicas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de R$ 4,6 bilhões também precisariam ser gastos em investimentos em geração e transmissão, caso o horário de verão não fosse adotada.

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

As linhas metropolitanas de ônibus da EMTU/SP, que normalmente funcionam até a 1 hora do sábado, irão operar até às 2 horas do horário de verão. No domingo (20), as linhas cumprirão a tabela horária normal.

O funcionamento do Metrô (inclusive a Linha 4 – Amarela, operada pela ViaQuatro), que aos sábados tem a operação estendida até a 1 hora da manhã, também não causará preocupação aos usuários que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2 horas da manhã do novo horário. No domingo (20), a reabertura das estações acontecerá no horário tradicional, ou seja, às 4h40, já com os relógios devidamente ajustados.

Folha.com

Leia Também