João Pessoa, 02 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LITORAL NORTE

Ricardo entrega escola e recebe homenagens na Baía da Traição

Comentários: 0
publicado em 02/11/2013 às 15h37

 O governador Ricardo Coutinho entregou, no início da noite de sexta-feira (1º), a reforma e ampliação da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, na Baía da Traição, Litoral Norte do Estado. Ainda na solenidade, Ricardo recebeu homenagens de honra ao mérito e título de cidadão baiense pelas obras e ações do Governo da Paraíba e realizou a entrega de tablets e bicicletas para a comunidade escolar.

Os moradores da cidade receberam o governador em clima de festa e foram à praça principal prestigiar a entrega da nova escola, que passou por reforma geral e ampliação e hoje conta com laboratórios de robótica, informática, ciências, matemática, além de biblioteca, cantina e banheiros adaptados para portadores de deficiência.

Para Ricardo Coutinho, a entrega da escola faz parte de uma pauta prioritária do Governo da Paraíba. “Tenho um respeito muito grande pela política da educação, porque sei que é somente através da educação que as pessoas podem competir de forma igual. Nesta escola inaugurada, as pessoas vão encontrar laboratório de robótica, antes oferecido apenas nas melhores escolas particulares. Também vamos oferecer laboratório de ciências, matemática, carteiras novas. O quadro de giz, que antes prejudicava a saúde dos professores, foi substituído. Tudo agora é para que melhorem as condições do ensino/aprendizado. Isso significa investimento. O governo investe na Educação. A educação hoje é prioridade para o governo e para o povo da Paraíba”, afirmou o governador.

O prefeito de Baía da Traição, Manoel Messias, agradeceu a entrega da escola, ressaltando a importância da escola para a comunidade. “É uma satisfação ímpar ver essa obra concluída. Construí nessa escola metade da minha história. Hoje ela se tornou um espaço grandioso. Agradecemos e admiramos o governador por todos os seus feitos”, agradeceu o prefeito.

O cacique potiguara Sandro também agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela entrega da escola, ressaltando o diálogo que hoje a comunidade indígena tem com o Governo do Estado. “Essa escola que estamos recebendo é de grande importância. Agora nossa obrigação é zelar. Esperamos que todos cuidem dela e que os pais dos alunos frequentem a escola. A maioria das aldeias tem alunos aqui. Pela quarta vez, o governador vem à Baía da Traição. Ele tem feito muito pelo nosso povo. Nessa escola também vai ser implantada a língua tupi. Agradecemos ao governador por preservar a nossa língua materna”, enfatizou o cacique.

A unidade escolar funciona nos três turnos, atendendo a 405 alunos do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola desenvolve ainda os programas pedagógicos: Primeiros Saberes da Infância, Revisitando os Saberes, Mais Educação (educação em tempo integral), Plano Estadual de Educação Ler Entender e Fazer, em parceria com o Brasil Alfabetizado do Governo Federal, e o EJA Médio.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, ressaltou a preocupação do governador em enxergar a educação com respeito. “Entregar uma escola é sempre uma alegria. O que acontece hoje vem se repetindo em todo Estado. Essa é uma determinação do governador de enxergar o aluno de forma respeitosa. Esse é um presente dado à Baía da Traição, uma escola que atende indígenas e não indígenas”, frisou a secretária.

Ainda na ocasião, Ricardo agradeceu as homenagens recebidas e ressaltou a ação de Governo em benefício da comunidade indígena. “Esse título nos dá uma responsabilidade para que eu possa servir cada vez mais a essa região. Eu tenho tido a condição de pautar e incluir na agenda política, econômica e social a questão indígena. Eu reafirmo todos os compromissos, além de reabrir as portas para compromissos futuros”, ressaltou o governador.

Secom PB 

Leia Também