João Pessoa, 14 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RIACHUELO

Com Temer e Bolsonaro, Marinha lança submarino

Comentários: 0
publicado em 14/12/2018 às 10h29
atualizado em 14/12/2018 às 07h30

O primeiro de uma frota de quatro novos submarinos de ataque da Marinha do Brasil entra nesta sexta-feira (14), no mar pela primeira vez, às 9h30, no Complexo Naval de Itaguaí, litoral sul do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento do S-40 Riachuelo terá a presença do presidente Michel Temer (MDB) e o eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Os submarinos são de tecnologia francesa, transferida e parcialmente modificada por especialistas brasileiros. O presidente francês Emmanuel Macron era esperado para a solenidade, mas desistiu da viagem em razão da série de protestos contra seu governo.

O Riachuelo foi desenvolvido dentro do Prosub, programa de desenvolvimento da força naval, que começou há 10 anos. A meta é produzir ainda cinco submarinos, sendo quatro deles da classe Scorpéne, de propulsão por motores diesel-elétricos. O quinto equipamento deverá ser um submarino movido a energia nuclear, que será concluído até 2029. Os modelos convencionais serão concluídos até 2022.

O projeto original do Scórpene foi modificado para atender necessidades brasileiras. O submarino cresceu cerca de cinco metros e ganhou cerca de 400 toneladas. O submarino Riachuelo tem 75 metros de comprimento, pesa 2.200 toneladas e é alto como um prédio de quatro andares. Antes de ficar disponível para operações de combate, o Riachuelo passará por dois anos anos provas no mar.

Veja 

Leia Também