João Pessoa, 11 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
vazamento de soda cáustica

Multa por danos ao Rio Gramame não foi paga

Comentários: 0
publicado em 11/12/2018 às 19h01
atualizado em 12/12/2018 às 06h30

Dez meses depois do acidente que resultou no vazamento de soda cáustica no Rio Gramame, em João Pessoa, a Cagepa segue sem pagar a multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de R$ 12 milhões.

O órgão recorreu à segunda instância do Instituto, em Brasília, na tentativa de reverter a penalidade, mas até esta terça-feira (11) o recurso ainda não havia sido analisado.

Apesar da gravidade inicial e danos causado ao meio ambiente à época, o Ibama da Paraíba atesta que a qualidade da água está totalmente normalizada, já que a chuva e a correnteza dissiparam o produto químico.

O vazamento

No dia 09 de fevereiro deste ano, a Cagepa registrou um rompimento em um cilindro que causou o vazamento de soda cáustica no Rio Gramame, em João Pessoa.

Após o ocorrido, o órgão chegou a afirmar que o ato não trouxe nenhum risco de danos para o meio-ambiente, nem para o abastecimento da Capital. Já a Prefeitura de João Pessoa informou que cerca de 40 mil litros foram vazados no manancial e chegou a recomendar que a população não tivesse contato com a água infectada.

MaisPB

Leia Também