João Pessoa, 11 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
OPERAÇÃO ESCRIBAS

Mãe e filhos presos tinham ‘vida de luxo’

Comentários: 0
publicado em 11/12/2018 às 12h02
atualizado em 11/12/2018 às 14h35

Presos na operação realizada pelo Ministério Público da Paraíba por desvio de recursos no Cartório do 2º ofício de Notas e Registro de Imóveis de Santa Rita, a tabeliã substituta Mércia Ataíde e seus dois filhos, também funcionários, Valécia Ataíde e Valfredo Júnior Ataíde, vivem uma vida de luxo em João Pessoa. Juntos, os familiares são suspeitos de desviar mais de R$ 1 milhão em contratos.

Com carros e apartamento em bairro nobre, o trio leva uma vida abastarda na capital paraibana e agora precisa apresentar a natureza da aquisição dos bens. De acordo com o promotor de Justiça Romualdo Tadeu de Araújo Dias, o Ministério Público vai averiguar se o que foi apreendido na operação foi fruto do desvio.

Caso seja comprovado o desvio, os bens vão ser usados para ressarcir as vítimas do esquema criminoso. “Durante o ano de 2015 e o primeiro semestre de 2016 só foi recolhido um pouco mais de R$ 200 mil, com certeza o resto ficou com os suspeitos”, afirmou o promotor durante entrevista ao Portal MaisPB.

Os contratos realizados no Cartório precisavam ter os valores recolhidos por um sistema integrado, mas o grupo fazia o recebimento em espécie e não repassava o valor para os demais órgãos, como o Ministério Público, ao Poder Judiciário, ao município de Santa Rita e o Fundo de Apoio ao Registro de Pessoa Natural.

A família deverá responder pelos crimes de falsidade ideológica, crime contra ordem tributária, lavagem de dinheiro. A tabeliã titular, Ângela Maria,  perdeu o título sobre o cartório por conta da ‘conduta omissa e negligente’. Segundo o promotor, ela permitiu que os desvios acontecessem no cartório.

Assista:

Caroline Queiroz e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também