João Pessoa, 11 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
esquema criminoso

Operação apura desvio de dinheiro em cartório

Comentários: 0
publicado em 11/12/2018 às 07h11
atualizado em 11/12/2018 às 07h24

O Ministério Público da Paraíba cumpre na manhã desta terça-feira (11) três mandados de prisão, três mandados de busca e apreensão e sequestro de bens para desarticular um esquema criminoso que atuava no Cartório do 2º ofício de Notas e Registro de Imóveis de Santa Rita . Os mandados estão sendo cumpridos nas residências dos alvos em João Pessoa.

A operação ainda visa recuperar valores desviados pela cúpula da serventia extrajudicial entre os anos de 2015 e 2016.  De acordo com o Gaeco, o grupo recebia, em espécie, valores pelo registro de pelo menos dois mil contratos de compra e venda com alienação fiduciária com força de escritura pública, e não realizava o recolhimento devido.

O prejuízo seria de mais de R$ 1 milhão a terceiros, ao  Ministério Público, ao Poder Judiciário, ao Município de Santa Rita e ao Fundo de Apoio ao Registro de Pessoa Natural.

A operação ‘Escribas’ foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), além do Grupo de Operações Especiais (GOE), e Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O Gaeco já realizava a  investigação por pelo menos um ano. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário da 1ª Vara da Comarca de Santa Rita. Na ação participam promotores da Justiça, três equipes do Gaeco, duas equipes do Goe e três do Bope.

Os crimes sobre os quais pesam indícios contra os alvos da Operação são crimes contra a administração em geral falsidade ideológica, crimes contra a ardem tributária, além do crime de lavagem de dinheiro, cujas somas podem chegar a  mais de 20 anos de reclusão.

MaisPB

Leia Também