João Pessoa, 10 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
joão pessoa

‘Linha Troncal de Transporte’ substituirá BRT

Comentários: 0
publicado em 10/12/2018 às 16h53
atualizado em 10/12/2018 às 15h43

Uma audiência pública, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), com a participação dos vereadores da Casa, irá discutir nesta terça-feira (11), às 11h, a viabilidade de uma Mensagem enviada pela Prefeitura da Capital na última sexta-feira (7). Ela pede, ao Legislativo Municipal, autorização para contrair um empréstimo no valor aproximado de R$ 52 milhões para a construção de uma “Linha Troncal de Transporte Coletivo de Massa” na avenida Dom Pedro II e que irá beneficiar, diretamente, cerca de 25% da população de João Pessoa.

O tema foi assunto de um encontro entre o superintendente da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa), Adalberto Alves, e vereadores da Capital na Casa Napoleão Laureano nesta segunda-feira (10). O gestor foi recebido pelo presidente da Casa, Marcos Vinícius (PSDB), e pelos representantes das comissões permanentes da Casa: Leo Bezerra (PSB), integrante da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJRLP); Bispo José Luiz (PRB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFOOAP); e Marcos Henriques (PT), presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP), e ainda pelo vereador Chico do Sindicato (Avante).

“Acertamos hoje com o superintendente Adalberto Alves o retorno dele à nossa Casa amanhã, a fim de detalhar o projeto para os todos vereadores”, informou Marcos Vinícius. “Mobilidade Urbana é hoje o carro-chefe de qualquer cidade do país e todo debate nesse sentido, de facilitar a locomoção da população com rapidez e segurança, é muito bem-vindo”, acrescentou o presidente.

O projeto, de acordo com o superintendente da Semob, é o mesmo apresentado em 2017 para o BRT (Bus Rapid Transit, ou “ônibus para trânsito rápido”, em tradução livre), agora renomeado para “Linha Troncal de Transporte Coletivo de Massa”, uma vez que poderá, inicialmente, funcionar com os dois tipos de veículos: os ônibus regulares que já circulam na cidade, e os chamados “veículos inteligentes”, com alta capacidade, informações em tempo real, piso elevado e ar condicionado.

“A avenida Pedro II irá passar por uma intervenção viária para receber veículos de massa que irão fazer o transporte de passageiros do bairro até o Centro da cidade”, resume Adalberto Alves, acrescentando que o projeto compreende, ainda, a construção de dois terminais inteligentes: um, já anunciado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), ao lado do Terminal Rodoviário Severino Camelo, no Varadouro, e outro, no bairro de Mangabeira.

MaisPB

Leia Também