João Pessoa, 06 de dezembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
contra freiras

Vaticano vai investigar abusos sexuais no Chile

Comentários: 0
publicado em 06/12/2018 às 22h43
atualizado em 06/12/2018 às 19h44
AFP/Arquivos / Filippo MONTEFORTE

O Vaticano enviou uma missão de religiosos ao Chile para investigar as denúncias de que freiras sofreram abusos sexuais em uma congregação das Irmãs do Bom Samaritano, informou nesta quinta-feira a Igreja chilena.

A irmã Rosario Alonso e o padre Maurizio Bridio foram enviados pela Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades da Vida Apostólica do Vaticano para determinar a veracidade das denúncias de abuso sexual e maus tratos ocorridos dentro da congregação, fato revelado pela TV chilena em julho passado.

“Irmãs que pertenceram a nossa Congregação fizeram acusações em meios de comunicação, algumas delas muito graves”, destaca o comunicado da Igreja.

A missão terá por objetivo “recolher a informação necessária para um conhecimento profundo da Instituição e transmiti-la à Santa Sé…”.

A congregação, situada na região de Maule (280 km ao sul de Santiago), iniciou uma investigação canônica após as denúncias.

Trata-se da segunda missão de investigação enviada ao Chile pelo Vaticano. O arcebispo de Malta e atual subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Charles Scicluna, liderou uma investigação que revelou abusos sexuais de padres contra menores encobertos por bispos.

Como resultado desta investigação, o Papa Francisco aceitou a renúncia de sete bispos chilenos e expulsou outros dois bispos eméritos e dois padres.

AFP

Leia Também