João Pessoa, 27 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Saúde do homem

Novembro Azul: Capital tem últimas ações

Comentários: 0
publicado em 27/11/2018 às 15h46
atualizado em 27/11/2018 às 13h00

Ao longo do mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou diversas ações de cuidado com a saúde do homem e alerta para o câncer de próstata nos diversos serviços da rede em todos os níveis de assistência. Para encerrar a programação do Novembro Azul, a área técnica da Saúde do Homem, realiza nesta semana, as últimas ações de cuidado em alusão à campanha.

Nesta quarta-feira (28), a partir das 8h, a ação de Saúde do Homem acontecerá no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Paefi II e, a partir das 14h, a ação acontece no Creas IV. Ainda nesta quarta (28), a partir das 17h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Verde, em Mangabeira, realiza uma ação noturna com os usuários que não podem ir à Unidade no horário convencional.

 Na quinta-feira (29), acontece o dia D do Distrito Sanitário III com ação, a partir das 8h, na USF Verdes Mares, localizada na Rua José Eustáquio da Fonseca, no bairro Cidade Verde II.

 Já na sexta-feira (30), a SMS realiza o encerramento da programação da campanha Novembro Azul, a partir das 8h30, no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência. A atividade é voltada ao cuidado com a saúde do homem com deficiência. O Centro está localizado dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, 413, bairro Jaguaribe.

 Durante as atividades, serão ofertados aos usuários atendimentos médicos, de enfermagem, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, práticas integrativas, solicitação de exames de rotina como hemograma e PSA, e atendimentos e orientação de saúde bucal. Além de atividades educativas acerca da saúde do homem.

 “Estamos no final do mês de novembro, mas ainda é tempo do homem buscar um serviço de saúde para esse cuidado. Nessa última semana, continuamos fazendo o alerta para o câncer de próstata, buscando engajar nossos usuários para o cuidado contínuo, trabalhando a necessidade de promoção e prevenção da saúde durante todo o ano”, reforça o coordenador da Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito.

 Novembro Azul – Com o tema “Homens como sujeitos de cuidado – ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde”, a campanha Novembro Azul da SMS segue até o final do mês e tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.

 A SMS disponibilizou durante o mês de novembro 3.000 exames de PSA Total e 3.000 exames de PSA Livre, além de ampliar a oferta de consultas com urologista para 500 vagas e com endocrinologista para homens acima dos 60 anos.

 Para acesso aos serviços, consultas especializadas e exames, o cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde da Família para uma consulta com o médico, que vai fazer a requisição ou encaminhamento.

 PSA – O PSA é uma enzima utilizada para auxiliar no diagnóstico ou monitoração de câncer de próstata. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue. Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.

 Câncer de Próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 68.220 novos casos em 2018.

MaisPB

Leia Também