João Pessoa, 16 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

Colégio da PM divulga seleção de 150 alunos

Comentários: 0
publicado em 16/11/2018 às 18h22
atualizado em 16/11/2018 às 15h40
Foto reprodução Internet

Começam no próximo dia 26 as inscrições para o processo seletivo de admissão de novos alunos para o Colégio da Polícia Militar da Paraíba “Estudante Rebeca Cristina Alves Simões” (CPM). Ao todo, são oferecidas 150 vagas para diversas séries do ensino fundamental e médio, atendendo o público em geral, filhos de policiais militares, e pessoas com deficiência.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira (14), e o processo seletivo destina-se ao preenchimento das vagas referentes ao período letivo de 2019. São disponibilizadas vagas para matrícula na 1ª Série do Ensino Médio Integrado (50), 9º ano do ensino fundamental II (6), 8º ano (31) e 6º ano (63). As 150 vagas deverão obedecer a proporção de 60% delas para filho de policiais, e 40% para ampla concorrência. Neste total, 5% serão para pessoas com deficiência.

“Quando o número de inscritos for maior que o de vagas, a seleção se dará mediante sorteio público, observando alguns requisitos, como data de nascimento e a proporção entre as vagas”, explicou o capitão Leonardo Neves, diretor do Colégio. O sorteio deverá acontecer no dia 20 de dezembro, às 9h, no auditório do Centro de Educação da PMPB.

Documentos – As inscrições irão começar no próximo dia 26 de novembro e seguem até o dia 14 de dezembro, devendo ser efetuadas na secretaria do CPM. No ato da inscrição, pais ou responsáveis devem apresentar os documentos: declaração original da escola de origem, constando o ano/série que o interessado está cursando em 2018, devidamente assinada pelo gestor ou secretário escolar; apresentação do documento original e cópia de identidade do responsável legal pelo candidato; apresentação da certidão de nascimento original do candidato e a respectiva fotocopia.

Além disso, também será solicitado o requerimento de inscrição devidamente preenchido, sem lacunas, emendas e/ou rasuras (requerimento disponibilizado na secretaria do CPM). Candidatos que optarem pela cota para pessoas com deficiência deverão apresentar o Laudo Médico original atualizado (expedido a partir do ano de 2015), observando o que está especificado no DOE.

Para os candidatos filhos de policiais militares da PMPB, será exigida a apresentação da carteira de identidade funcional do pai/mãe militar estadual original e a respectiva fotocópia. Já para os candidatos dependentes de policiais militares da PMPB, que não sejam filhos biológicos, será exigido o comprovante legal de dependência oriundo do Poder Judiciário.

Curso técnico – Para as vagas oferecidas para a 1ª Série do Ensino Médio, no ato da inscrição, o candidato deverá assinalar entre as opções de cursos técnicos oferecidos de Informática para Internet ou Programação em Jogos Digitais. “Esse é um dos diferenciais do CPM, que durante o Ensino Médio capacita o estudante com qualificação técnica, aumentando suas chances no mercado de trabalho ao fim dos estudos”, disse o diretor.

Mais informações – Segundo a Direção do CPM, foram 25 concluintes do ensino médio no ano passado que foram aprovados para universidades no último Sistema de Seleção Unificada. O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica do CPM (Ideb) foi de 4,7, sendo maior do que a média na rede estadual.

O Colégio da Polícia Militar foi fundado em 1994, está localizado no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa. O telefone para contato é: 3213-9207. Maiores informações sobre o edital podem ser conferidas na edição do Diário Oficial do Estado, do último dia 14.

MaisPB

Leia Também