João Pessoa, 11 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
niterói

Deslizamento no Rio de Janeiro deixa 14 mortos

Comentários: 0
publicado em 11/11/2018 às 08h34
atualizado em 11/11/2018 às 09h22

Os corpos de mais quatro vítimas foram encontrados na madrugada deste domingo (11), 24 horas após um deslizamento atingir imóveis em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O número de mortos no local subiu para 14. Outras onze pessoas foram resgatadas com vida.

O trabalho de retirada dos escombros continua nesta manhã. Segundo os bombeiros que estão no local, uma mulher foi retirada morta dos escombros por volta da 1h30, e os corpos de três jovens foram resgatados às 4h45. De acordo com a equipe de resgate, os corpos estavam embaixo de uma laje, o que dificultou a retirada. As buscas foram mantidas durante toda a madrugada, e interrompidas no início da manhã.

As buscas por vítimas foram encerradas, mas os bombeiros continuam no local para limpeza da área e para a possibilidade de alguma outra pessoa ser identificada como desaparecida.

Equipes da prefeitura estão monitorando a área para identificação de risco de novos desabamentos.

A Defesa Civil diz que a região ainda está perigosa e que precisa de monitoramento. Um drone está sendo usado para auxiliar na avaliação.

Documentos de identificação das vítimas, encontrados nos escombros, estão sendo deixados na Associação dos Moradores.

Para o trabalho noturno, um gerador foi instalado na comunidade para ajudar a iluminar a área. Várias equipes do Corpo de Bombeiros atuavam no local, com a ajuda de voluntários.

Segundo a Prefeitura de Niterói, mais de 200 profissionais, entre eles 80 bombeiros, trabalham no socorro às vítimas e nas buscas sob os escombros.

Segundo o coronel Roberto Robadey, comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do estado, após a tragédia, 25 imóveis foram interditados na comunidade de forma preventiva. Robadey disse que não há previsão de chuva, o que poderia aumentar ainda mais o risco de novos deslizamentos.

O que se sabe até o momento

9 casas habitadas e uma pizzaria foram atingidas pelo deslizamento

Segundo os bombeiros, uma pedra rolou e atingiu os imóveis

11 pessoas foram resgatadas com vida. Entre elas, há um bebê

14 pessoas morreram. Entre elas, três crianças e duas idosas

Os bombeiros foram chamados às 4h13

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), afirmou que o local não era considerado de alto risco geológico, e que a tragédia foi causada por uma “rachadura no maciço” da encosta.

“Esse fenômeno do dia de hoje não foi deslizamento de encosta. Na realidade, o que ocorreu foi uma rachadura do maciço de um ponto onde infelizmente ocorreu a tragédia.”

G1

Leia Também