João Pessoa, 09 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
esquema do evento

PMJP faz planejamento para Romaria da Penha

Comentários: 0
publicado em 09/11/2018 às 09h07
atualizado em 09/11/2018 às 06h09
(Foto: Gilberto Firmino)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou os preparativos para a Romaria da Penha 2018. Na quinta-feira (8), representantes de diversas secretarias estiveram reunidos para preparar um esquema especial do evento. A reunião aconteceu no Santuário da Penha, na Praia da Penha.

Este ano, o tradicional evento católico acontecerá no dia 24 de novembro e está na sua 255ª edição. A expectativa da organização é de reunir mais de 500 mil fiéis nos 14 quilômetros de caminhada.

As secretarias envolvidas são as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Educação e Cultural (Sedec), Comunicação (Secom), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Durante o evento, a população também poderá contar com o apoio da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na ocasião, o chefe de gabinete da Sedurb, Eliomar Santos, destacou a importância do evento e do empenho da PMJP em realizar a Romaria da Penha. “Esse é um evento muito tradicional em João Pessoa e, a cada ano, vem crescendo. Cidades vizinhas e vários bairros de João Pessoa vão estar participando da Romaria da Penha e estamos preparando tudo para receber os fiéis”, contou Eliomar.

A PMJP já iniciou as podas preventivas das árvores no percurso, que são desde as limpezas de palmeiras a rebaixamento. A Sedurb também fez o mapeamento dos locais onde os ambulantes vão estar localizados. Assim como em outros anos, cerca de 50 ambulantes serão ordenados no entorno do santuário de Nossa Senhora da Penha. Além disso, agentes serão disponibilizados para acompanhar o trajeto e coibir a venda de bebidas alcoólicas.

A Semob-JP também está preparando um esquema especial para o dia da Romaria, mobilizando todos os agentes do órgão. O monitoramento começa logo cedo, a partir das 8h em toda a área da Penha.

Às 17h, será feito uma carreata com imagens até o Centro da Capital. Depois será feito o isolamento da área para garantir o espaço para a realização do evento.

A Guarda Municipal também estará presente. A partir das 18h do sábado, cerca de 140 profissionais estarão disponíveis. O efetivo será distribuído em pontos estratégicos do percurso: na Pedro II (na imagem da Santa e na passarela), na Avenida Padre Zé (entorno da UFPB), Praça da Paz, Avenida Hilton Souto Maior (próximo ao shopping), Avenida Panorâmica (entrada para a Penha, no posto de gasolina) e na missa campal (Posto de Observação Policial). Além dos pontos fixos, a Guarda também estará com viaturas móveis, contando com o auxílio de caminhonetes e motocicletas.

A Emlur pretende disponibilizar cerca de 170 agentes de limpeza nos dois dias do evento. A meta da Autarquia é de que o percurso esteja limpo às 8h do domingo. Além disso, a Emlur vai instalar mais coletores e papeleiras na região da praia da Penha. A Seinfra começou os seus trabalhos com a manutenção em todo o trajeto, como troca de lâmpadas e adicionando lâmpadas de LED na avenida principal dos Bancários.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também estará presente em todo o percurso da caminhada. São mais de 12 profissionais envolvidos na Romaria, contando com ambulâncias e motolâncias. As unidades móveis também serão distribuídas em pontos estratégicos, no decorrer do percurso.

A Romaria da Penha inicia da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora percorre as avenidas João Machado, Pedro II, Sérgio Guerra, Hilton Souto Maior e segue pela pista de acesso à Praia da Penha até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, onde fica o Santuário.
MaisPB

Leia Também