João Pessoa, 23 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em são paulo

Espera de consulta com médico pode chegar a 5 anos

Comentários: 0
publicado em 23/10/2018 às 09h42
Foto: TV Globo/Reprodução

Um levantamento do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo mostrou que um paciente que precisa de médicos especialistas em Guarulhos pode ter que esperar até cinco anos. E o tempo médio de espera nas UBSs de Guarulhos é de 11 meses.

O tempo de espera nos postos de saúde mostra que cada médico do atendimento básico tem um número grande de pacientes para atender. E se o caso for mais complexo e precisar de um especialista, esse tempo é ainda maior. Agendar uma consulta com um ortopedista, por exemplo, em Guarulhos, pode levar até cinco anos.

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo mostra que:

Para fazer uma cirurgia de cabeça e pescoço, o tempo médio de espera é de um ano e quatro meses.

Para uma operação bem mais simples, a da fimose, um garoto espera um ano e sete meses.

Para operar as varizes, a demora é de dois anos e meio.

Em Guarulhos, existem nove centros de referência para consultas com especialistas. O Hospital Municipal de Urgências que prestava esse serviço, agora só atende casos de emergência.

De acordo com o sindicato dos médicos, o município não está mais conseguindo oferecer consultas com especialistas.

“Isso aconteceu porque Guarulhos foi promovendo ações de terceirização de administração dos serviços públicos, colocando à disposição profissionais médicos, ou seja, dando um jeito de tirar os profissionais das unidades hospitalares nesse processo de terceirização, por conta disso ele foi perdendo as equipes”, diz Eder Gatti, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo.

A dona de casa Cristiane Maria de Jesus está numa saga há um ano para conseguir marcar duas cirurgias para filha: uma na coluna e outra, no quadril. Enquanto isso, a pequena Isabela, de cinco anos, passa a maior parte do dia dormindo à base de remédio pra suportar a dor.

“Eles falam que não está tendo médico que a cirurgia dela é uma cirurgia grande e que exige uma equipe e que não tem essa equipe”, diz a mãe.

A Sescretaria Municipal de Saúde disse que Guarulhos tem 69 Unidades Básicas de Saúde e que o tempo médio de atendimento varia conforme a especialidade médica, mas não chega a 11 mesese para passar no ginecologista.

A Secretaria de Saúde reconheceu a falta de profissionais em algumas dessas unidades mas disse que a situação deverá ser resolvida com a contratação emergencial de médicos. Esse processo começou na semana passada.

G1

Leia Também