João Pessoa, 21 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
intenção de votos

Fernando Haddad lidera entre ateus

Comentários: 0
publicado em 21/10/2018 às 08h11
atualizado em 21/10/2018 às 10h00
Candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Os presidenciáveis Jair Bolsonaro e Fernando Haddad se movimentaram, na última semana, em busca de votos entre o eleitorado religioso. O candidato do PSL visitou o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e assinou documento que se compromete em defender valores conservadores. O do PT divulgou uma carta aos evangélicos, afirmando ser vítima de fake news.

E, no segmento religioso, as pesquisas de intenção de voto apontam o predomínio de Bolsonaro, Segundo o último levantamento do Datafolha,
o candidato possui maior percentual de votos entre os entrevistados que se declararam católicos ou evangélicos, os dois maiores grupos religiosos do país de acordo com o Censo de 2010, do IBGE.

De acordo com o Datafolha, Bolsonaro possui 46% da preferência entre os católicos, enquanto Haddad é citado por 39% desse segmento. Segundo o Censo de 2010, 65% da população brasileira declarou ser católica. Ainda de acordo com o IBGE, o segundo maior grupo religioso do país são os evangélicos, 13,4% dos brasileiros. Nesse segmento, Bolsonaro também possui maior intenção de votos. O candidato do PSL foi citado por 61% desse público, enquanto Haddad teve 26% de citações. Entre os que declararam não possuir religião, Haddad é a opção de 45%, enquanto Bolsonaro de 38%. Segundo o Censo de 2010, 8% da população brasileira declarou não seguir nenhuma religião.

Entre os espíritas kardecistas e espiritualistas, Bolsonaro possui 51% da preferência dos entrevistados, 35% preferem Haddad. 2% da população se declarou espírita de acordo com o Censo de 2010. O candidato do PT lidera entre os que declararam fazer parte da umbanda, candomblé e outras religiões afro, com 56%, Bolsonaro tem 30% das intenções desse segmento. Haddad também lidera entre os ateus, com 43%, Bolsonaro possui 37.

Bolsonaro lidera entre homens e mulheres

De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada em 18 de outubro, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera a intenção de votos tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Bolsonaro cresceu um ponto percentual na preferência de ambos os gêneros em comparação a última pesquisa realizada pelo instituto, no dia 10 de outubro. Entre o eleitorado masculino, Bolsonaro saiu de 57% para 58%. Entre as mulheres, o candidato do PSL passou de 42% para 43%.

Fernando Haddad caiu de 33% para 32% da preferência entre os homens e se manteve estável entre as mulheres, com 39% tanto na pesquisa do dia 10 quanto na do dia 18.

Votos totais

Nos votos totais, Bolsonaro lidera com 50%, enquanto Haddad ficou com 35%. Em relação aos votos válidos, Bolsonaro também lidera. O candidato do PSL aparece com 59%, enquanto Haddad tem 41%. No levantamento anterior, do dia 10 de outubro, Bolsonaro tinha 58% e Haddad, 42%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem a realidade. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais, ou para menos.

MaisPB

Leia Também