João Pessoa, 11 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Ministério da Saúde

PB tem cobertura vacinal abaixo da esperada

Comentários: 0
publicado em 11/10/2018 às 18h17
atualizado em 11/10/2018 às 15h46

Dados preliminares do Ministério da Saúde, até agosto de 2018, mostram que a cobertura vacinal de crianças menores de dois anos deste ano ainda não é a ideal, gira em torno de 50% e 80%, quando a pasta preconiza a cobertura acima de 90% ou 95%, a depender da vacina. A nível nacional, a média é de até 70%.

“Mesmo não sendo definitivos, já que estados e municípios podem registrar os dados no sistema até final de março do ano que vem, os índices de vacinação são considerados muito baixos”, avalia a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Confira o índice de vacinação na Paraíba 

Levantamento de rotina feito com estados e municípios, em visitas domiciliares na busca de não vacinados, indica como principais causas para essa redução o próprio sucesso do Programa Nacional de Imunizações (PNI), visto que não há mais circulação de algumas doenças no país, como a poliomielite.

Outra causa verificada pelas equipes de saúde é a desinformação provocada por boatos de que as vacinas não funcionam ou que trazem graves efeitos colaterais. “Isso causa um desconhecimento da própria gravidade das doenças, fazendo com que muitas pessoas não tenham noção do risco representado por elas e passem a se preocupar mais com possíveis eventos adversos do que com a prevenção de doenças consideradas graves”, afirmou Carla Domingues, que completou informando que a população também indica que o horário de funcionamento das unidades de saúde hoje é incompatível com a jornada de trabalho atual.

MaisPB

Leia Também