João Pessoa, 02 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde da mulher

Saúde inicia campanha Outubro Rosa em CG

Comentários: 0
publicado em 02/10/2018 às 09h48
Imagem ilustrativa

Na próxima quinta-feira (04) será lançado oficialmente o Outubro Rosa em Campina Grande, campanha que marca as ações de promoção à saúde da mulher com foco no cuidado com o câncer de mama. A abertura acontecerá às 8h, no auditório do instituto Suellen Carolini, no bairro do Catolé. Será realizada uma roda de diálogo sobre o tema, um desfile de moda com as mulheres que superaram a doença e uma mostra das diferentes experiências exitosas no enfrentamento ao câncer de mama na rede de saúde do município.

Apesar de a abertura ser somente na próxima quinta-feira, as ações já começaram nesta segunda-feira, 01, com atividades em várias unidades e com um estande montado na I Feira da Pessoa Idosa. Foram oferecidos serviços de conscientização sobre o câncer de mama, além de encaminhamento para exames e avaliação de equipe médica.

Durante todo este mês as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, unidades hospitalares da cidade, além de escolas e institutos. “Este ano estamos diversificando os locais de atuação para conseguir chegar a mulheres que não buscam os serviços de saúde rotineiramente”, explicou a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Aleksandra Pereira.

Para isso as atividades serão desenvolvidas, por exemplo, nas escolas com Educação de Jovens e Adultos, que têm um público de mulheres na faixa etária adequada para receber a avaliação. Outra ação também será realizada no Instituto dos Cegos, com o lançamento de uma cartilha em braile para as pessoas com deficiência visual. No Centro Especializado em Reabilitação (CER) e na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio Almeida (ISEA), as mães vão receber cuidados e serão encaminhadas para consultas e exames.

Além de palestras, consultas e encaminhamentos para mamografia, as mulheres receberão outros cuidados e farão o exame citológico, que diagnostica o câncer o colo do útero, segundo mais perigoso para as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama.

O Hospital Municipal Pedro I é a principal unidade de diagnóstico de exame por imagem da cidade, sendo responsável pela maior parte dos exames de mamografia na cidade. Somente de janeiro a agosto deste ano, o hospital realizou 2.752 mamografias.

MaisPB

Leia Também