João Pessoa, 04 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA QUARTA

Quinteto da PB mescla erudito e popular em apresentação na 1ª Igreja Batista

Comentários: 0
publicado em 04/12/2013 às 11h18

O Quinteto da Paraíba se apresenta nesta quarta (4), às 16h, na Primeira Igreja Batista da Capital pelo I Festival Internacional de Música Clássica, uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Um dos grupos de cordas mais ativos da cidade, o Quinteto, desde a sua formação, trabalha a música popular com arranjos elaborados, buscando convidar o espectador para apreciar a riqueza da sonoridade instrumental.

O programa do Festival inicia com a Primavera, de Vivaldi, seguido por Primavera Portenha e Outono Portenho, partes da suíte de Piazzolla. Destas peças participou como arranjador o francês Richard Galliano, com quem o Quinteto da Paraíba recentemente dividiu palco. No repertório também tem Sivuca, Jackson do Pandeiro, Lenine, Bráulio Tavares e Paulo César Pinheiro. O sanfoneiro Helinho Medeiros é convidado especial.

Quinteto – O grupo tem oito CDs gravados e um DVD. Formado há 24 anos com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, é na raiz nordestina que os instrumentistas encontram inspiração. Considerado herdeiro direto do Movimento Armorial, recebeu elogiosas críticas de publicações como “Gramophone”, “Classic FM Magazine”, “Repertoire” e “Diápason”. Participou também do CD “Labiata”, de Lenine, vencedor de um Grammy Latino.

Secom-JP 

Leia Também