João Pessoa, 27 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Após investigação

Polícia holandesa frustra ‘grande atentado terrorista’

Comentários: 0
publicado em 27/09/2018 às 21h52
ANP/AFP / Robin Utrecht

As forças de segurança da Holanda detiveram sete suspeitos de planejar um “grande atentado terrorista” no país com cinturões de explosivos e fuzis de assalto AK-47, informou o Ministério Público nesta quinta-feira.

Os detidos planejavam “causar numerosas vítimas” e seu plano estava em uma “fase muito avançada”, explicou a instituição.

Durante uma investigação que durou vários meses, a polícia observou um grupo de pessoas ligadas a um iraquiano de 34 anos condenado em 2017 por tentar entrar em território controlado pelo grupo Estado Islâmico.

“O Ministério Público e a polícia estão convencidos de que frustraram um ataque terrorista com a prisão dos suspeitos” no final desta tarde em Arnhem (leste) e Weert (sul).

Os detidos, originários das regiões de Arnhem e Roterdã, têm entre 21 e 34 anos, incluindo dois já condenados por tentarem viajar para zonas jihadistas no Iraque e na Síria.

“Um dos homens de Arnhem queria atacar com um grupo durante um grande evento na Holanda e causar numerosas vítimas, segundo os serviços de inteligência holandeses”, informou o Ministério Público.

Os suspeitos, que foram levados a um tribunal de Roterdã nesta sexta-feira, planejavam realizar um atentado “com cinturões de explosivos e Kalashnikovs durante um evento e explodir um carro-bomba em outro local”.

A investigação ainda não permitiu determinar qual era seu objetivo exato.

AFP

Leia Também