João Pessoa, 24 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Patrimônio Imaterial do Brasil

Prefeitura celebra um ano de registro de Feira Central

Comentários: 0
publicado em 24/09/2018 às 20h06
atualizado em 24/09/2018 às 17h07

Na próxima quinta-feira, 27, a Prefeitura de Campina Grande vai celebrar o aniversário de um ano do registro da Feira Central de Campina Grande como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O título foi entregue ao prefeito Romero Rodrigues, pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Santos Bogéa, em setembro de 2017.
A programação elaborada para comemorar o primeiro aniversário começará às 5h, com distribuição de bandana, seguida da alvorada.

Em seguida, às 7h, acontecerá o abraço a Feira Central com a formação de um círculo humano. Esta ação terá a participação do prefeito Romero Rodrigues, da presidente do IPHAN e do superintendente do IPHAN na Paraíba, Kátia Santos Bogéa e José Carlos de Oliveira, respectivamente, além de outras autoridades, feirantes, artistas e do povo em geral. Uma banda Filarmônica executará o tradicional Parabéns pra Você, que será cantado pelos abraçadores.

Secretários municipais em reunião com representantes da Feira Central

Em seguida, concentração para a leitura da Ordem do Dia de Declaração do Primeiro Aniversário de Primeiro Ano de Registro da Feira Central de Campina Grande como Patrimônio Imaterial do Brasil; execução do Hino Nacional; homenagem aos feirantes e a execução do Hino do Município.
As festividades contarão ainda com a participação dos meninos do Projeto Educativo Tamanquinhos das Artes; aposição do Totem da Feira; Café na Feira e o Forró do Feirante.

Para às 10h está marcada uma audiência coletiva para Consolidação do Termo de Compromisso e Apoio as Ações Emergenciais de Salvaguarda da Feira Central. O documento foi elaborado pelo IPHAN, superintendência Paraíba, após escuta junto ao feirante realizada no fórum e em reuniões posteriores, realizadas na feira, pelo Comitê Gestor de Salvaguarda Provisório. Algumas demandas já estão sendo estudadas e iniciadas.

Estão envolvidas nas ações de Salvaguarda da Feira Central as seguintes autoridades: Prefeito Municipal, secretários municipais de Cultura, Obras, STTP, Agricultura, Coordenadoria de Turismo, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande, IPHAEP, UFCG, UEPB, Sindicato e Associação de Feirantes, Movimentos e Entidades de Amigos da Feira, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Campina Grande, Ministério Público Federal em Campina Grande e Ministério Público Estadual em Campina Grande.

MaisPB

Leia Também