João Pessoa, 22 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Projeto quer cursinho a aluno da rede pública

Comentários: 0
publicado em 22/09/2018 às 14h27

O deputado federal e candidato à reeleição, Pedro Cunha Lima (PSDB), destacou neste sábado (22), Dia da Juventude, o Projeto de Lei  6.135/2016, de sua autoria, que regulamenta o acesso aos cursos preparatórios de ingresso no ensino superior oferecidos por universidades públicas. A proposta prevê que os cursinhos tenham duração mínima de um ano e sejam destinados aos estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio na rede pública.

Para Pedro, o acesso à educação superior pública ainda é extremamente desequilibrado entre os candidatos que fazem o ensino médio público e os que terminam nas escolas particulares, com clara desvantagem para os que estudam ou concluem os estudos no ensino gratuito.

“Há uma evidente diferença nas chances de competição entre esses dois grupos de estudantes, colocando em desvantagem os que cursaram a escola pública de nível médio. Nosso objetivo é fazer com que estes estudantes tenham condições adicionais de preparação para ingresso na educação superior pública”, explicou.

Segundo o deputado, atualmente há uma evidente inversão de prioridades na despesa pública com a educação. Os jovens estudantes oriundos das classes menos favorecidas têm menos acesso ao ensino superior público, enquanto aqueles com mais poder aquisitivo, acabam ficando com a maioria das vagas.

“Sabemos que só com políticas públicas direcionadas poderemos mudar esse cenário. Nosso projeto tem esse intuito, de contribuir com melhoria no acesso à educação pública para aqueles que mais precisam. A juventude do nosso País precisa de mais investimentos e apoio dos governos”, destacou Pedro.

MaisPB

Leia Também