João Pessoa, 22 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROJETOS PARA A CATEGORIA

Jutay se reúne com pescadores em Igaracy

Comentários:
publicado em 22/09/2018 às 13h46

O deputado estadual e candidato à reeleição, Jutay Meneses (PRB), esteve no município de Igaracy conversando com os pescadores e reafirmando seu compromisso com a categoria. O parlamentar destacou leis e projetos que foram apresentados durante o mandato e que beneficiaram a categoria.

Jutay Meneses foi um dos principais agentes na luta pelo recebimento do Seguro-Defeso para os pescadores paraibanos. O deputado chegou a ir à Brasília pedir aos deputados do PRB na Câmara Federal para se posicionarem de forma favorável ao PDC 920/18, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que suspendeu os efeitos da Portaria Interministerial que impedia o repasse do seguro defeso aos pescadores artesanais.

Outra defesa do deputado foi para que as mulheres pescadoras sejam reconhecidas como tal, com a modificação do Decreto nº 4887, de 2015, que passou a considerar as mulheres que trabalham com o beneficiamento do pescado apenas como trabalhadoras de apoio à pesca. Hoje elas ainda recebem 20% menos que os homens na hora de vender o produto. Além disso atuou diretamente para garantir a não cobrança do IPVA sobre as motos dos pescadores.

Jutay também lembrou da Lei 9.996/13, de sua autoria, que institui o Dia Estadual da Aquicultura, a ser comemorado anualmente no dia 29 de junho, e também a Semana Estadual da Pesca a ser comemorada sempre envolvendo os dias próximos ao Dia Estadual da Aquicultura. “Tivemos ainda uma vitória com a criação da Secretaria Executiva da Pesca e também a isenção do IPVA que foram umas das nossas lutas na Assembleia”, destacou.

Outra Lei destacada é a nº. 9.998/13 que cria o Programa Estadual de Incentivo à Piscicultura e Agroindústria, nos municípios com açudes e rios na Paraíba. O Projeto de Lei nº 1.431/2017, que estabelece Política da Pesca Artesanal na Paraíba, também é de Jutay.

“Sempre é bom conversar com a população e ouvir os seus anseios e reclames. Depois da conversa é melhor ainda ver o reconhecimento dessas pessoas ao nosso trabalho. É por isso que estou nessa caminhada para mudar a vida dos paraibanos para melhor”, destacou Jutay.

MaisPB

Leia Também