João Pessoa, 14 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nordeste

Paraíba lidera ranking de competitividade

Comentários:
publicado em 14/09/2018 às 17h25
atualizado em 14/09/2018 às 17h26

A Paraíba é o 9º estado mais competitivo do Brasil e permanece como o primeiro do Nordeste, segundo levantamento do Ranking de Competitividade dos Estados, edição 2018, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit e divulgado nesta sexta-feira (14), em solenidade na sede da B3 – Bolsa, Brasil, Balcão, em São Paulo. A Paraíba se destacou nas áreas da infraestrutura, saindo do 4º para o 2º lugar; da segurança pública, saltando do 13º para o 9º lugar; e também na sustentabilidade social, na qual avançou da 16ª posição para a 14ª posição.

Em 2017, a Paraíba ocupava o 10º lugar geral neste Ranking, que analisa a capacidade competitiva dos Estados. Na edição deste ano, o Estado ainda se manteve na mesma posição em relação ao ano passado no pilar Inovação, ficando em 8º lugar.

O governador Ricardo Coutinho, a vice-governadora Lígia Feliciano e os secretários Luís Torres (Comunicação Institucional), Amanda Rodrigues (Finanças) e Livânia Farias (Administração), além dos governadores de São Paulo, Márcio França, e do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, participaram da solenidade.

Para o governador Ricardo Coutinho, o avanço contínuo do Estado no Ranking de Competitividade reflete o êxito de políticas públicas implementadas nos últimos anos, que vem gerando um ambiente atrativo para investimentos e um ritmo de crescimento acelerado. “Este Ranking com várias metodologias de medição de resultados, contribui para que os estados mostrem onde estão crescendo. A Paraíba é hoje um estado central, que tem equilíbrio fiscal e que está melhorando seus indicadores”, observou.

O chefe do Executivo Estadual ainda ressaltou: “Buscamos um Estado com ainda mais capacidade de investimentos e de atração de empresas, que pode, ao lado de outros estados do Nordeste, fazer a diferença na vida da sociedade. Este Ranking mostra o esforço dos estados em melhorar suas ações nas áreas mais diversas que refletem no social”.

Ranking da competitividade – O Ranking está na 7ª edição e apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares.

Entre os indicadores, 35 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dez itens analisados são infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública.

Dados gerais da Paraíba no Ranking – Nos pilares Potencial de mercado está no 18º lugar; Infraestutrura 2º lugar; Capital Humano ficou no 19º lugar; Educação 15º lugar; Sustentabilidade Social está na 14ª posição; Segurança Pública 9º lugar; Solidez Fiscal 11ª posição; Eficiência da Máquina Pública 18ª posição; Inovação ficou no 8º lugar; Sustentabilidade Ambiental ficou na 16ª posição.

MaisPB

Leia Também