João Pessoa, 14 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
auxílio-reclusão

PF prende suspeito de fraude de R$ 1 milhão

Comentários: 0
publicado em 14/09/2018 às 12h03
atualizado em 14/09/2018 às 14h05

A Polícia Federal realiza, desde a tarde dessa quinta-feira (13), a Operação Catena, para cumprir cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva e ordem judicial de afastamento de servidora pública por fraudes estimado em R$ 1 milhão no  INSS.  Todos os benefícios previdenciários objetos de fraude foram suspensos.

Cerca de 50 policiais federais fazem diligências para cumprimento das Ordens Judiciais expedidas pela 16ª Vara da Justiça Federal de João pessoa.

Durante a investigação, iniciada em março de 2017  no âmbito da Força Tarefa Previdenciária, verificou-se a concessão de 23 benefícios previdenciários, especificamente auxílio-reclusão, concedidos irregularmente por servidora do INSS, na Capital, desde o ano de 2015. Os investigados obtiveram a concessão de benefícios irregulares para familiares de indivíduos que nunca tinham sido presos e também em razão de filhos de presidiários que nunca existiram.

A operação interrompeu a fraude que ocorria desde 2015.  Os envolvidos foram indiciados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, cujas penas, somadas, podem superar 20 anos de prisão.

O nome da Operação Catena advém de termo italiano que significa cadeia, em referência ao tipo de benefício fraudado (auxílio-reclusão). O preso e os objetos arrecadados nas buscas foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba.

MaisPB

Leia Também