João Pessoa, 14 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
semana de mobilização

Cadastro de medula óssea cresceu 10% na PB

Comentários: 0
publicado em 14/09/2018 às 16h17
atualizado em 15/09/2018 às 07h00

Mais de 60 mil pessoas estão cadastradas como doadoras de medula óssea na Paraíba. De janeiro até agosto deste ano, o número de cadastrados aumentou em 10% referente a todo o ano passado.  Na Semana de Mobilização em Prol da Captação de Doadores de Medula Óssea comemorada nesta semana, o Hemocentro da Paraíba convoca população para a doação.

De acordo com a coordenadora da campanha, Maria Betânia, é importante que as pessoas se mobilizem em prol da doação e realizem o cadastro para que aumente as chances de compatibilidade. Segundo ela, a probabilidade de achar um doador compatível no Brasil é 1 em cada 100 mil.

Estudantes do CIEE participam de mobilização (Foto: Albemar Santos/MaisPB)

Nesta sexta-feira (14) jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) participaram da mobilização no Hemocentro. Uma das estudantes que realizou o cadastro, Gracielle Araújo decidiu ajudar após um episódio marcante em sua vida.

“A minha mãe teve câncer e eu sei o que ela passou, o sofrimento dela. Ter o prazer de ajudar a vida de outras pessoas não tem explicação”, afirmou ao Portal MaisPB.

Neste sábado (15), a equipe do Hemocentro estará com uma ação em Cabedelo. Os moradores que quiserem se cadastrar serão encaminhados para o Hemocentro com a ‘Caravana Solidária’ e depois levados para a cidade novamente. O ponto de encontro será na Praça Venâncio Neiva.

Quem deseja se cadastrar precisa ter entre 18 até 55 anos. Os doadores preenchem um termo de consentimento e autorizam a retirada de 5 ml de sangue para que sejam feitos os testes. O cruzamento de dados para encontrar um doador é feito diariamente. Caso seja encontrado, as pessoas são contatas e seguem para o procedimento.

Assista:

Caroline Queiroz e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também