João Pessoa, 03 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

Cais oferece atendimento odontológico nos finais de semana

Comentários: 0
publicado em 03/01/2015 às 10h15

A população de João Pessoa pode recorrer ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) do bairro Cristo Redentor para o atendimento de urgências e emergências odontológicas nos finais de semana. O serviço é referência na área de saúde bucal, sendo o único a receber esse tipo de demanda aos sábados e domingos.

Dentro do serviço, os usuários da rede municipal de saúde encontram o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que possui quatro consultórios odontológicos totalmente equipados e atende em média 700 pessoas por mês. No local são oferecidos atendimentos de periodontia, endodontia, odontopediatria, cirurgia bucomaxilo de pequeno porte e o serviço de raios-X periapical e oclusal.

Para ser atendido, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve se dirigir diretamente ao centro, em casos de urgência, ou ser encaminhado pela Unidade de Saúde da Família (USF).

O Cais Cristo um centro de média complexidade que oferta serviços de atenção básica, atenção especializada (médica e odontológica) e prontoatendimento (urgência). O serviço funciona como porta de entrada no atendimento aos usuários do Distrito Sanitário II e de áreas descobertas pelo Programa de Saúde da Família (PSF), prestando assistência a toda população.

“Nosso serviço é porta aberta, o usuário vem até o Cais e é atendido, independente de morar nas áreas próximas, se precisar de um atendimento ou tratamento mais complexo é encaminhado para outro serviço, mas tem um primeiro atendimento feito aqui” explica a diretora geral, Flaviana Freire.

Na atenção especializada, o centro disponibiliza de equipamentos médico-hospitalares e profissionais qualificados, especialistas em cardiologia, mastologia, dermatologia, geriatria, gastroenterologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, reumatologia infantil, ginecologia e obstetrícia (pré-natal de alto risco).

Além disso, oferece serviços multiprofissionais como fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social, responsável pelo acolhimento aos usuários e respostas às demandas existentes junto à equipe de saúde.

O atendimento de urgência é realizado a partir de classificação de risco, que dá prioridade ao estado clínico do paciente, ou seja, é atendido de acordo com as necessidades e não por ordem de chegada.

A diretora do Cais explica que o centro não é um hospital, mas um complexo que complementa os serviços da rede. “O Cais dá um suporte à rede municipal de saúde, procuramos sempre valorizar e viabilizar o atendimento ofertando qualidade para que o paciente seja bem cuidado e volte com mais saúde a sua residência.”, informou Flaviana Freire.

A mãe de Maria Lúcia, Dona Luzia Santos, 78, é acompanhada pela geriatra do Cais e está sempre fazendo uso dos serviços disponibilizados. “Sempre somos muito bem recebidas e atendidas, todos nos tratam bem desde a hora que entramos até irmos embora” elogiou Maria Lucia.

Estrutura e horário de funcionamento – O serviço possui uma sala de acolhimento, consultórios clínicos e pediátricos, salas de medicação, de curativos, de pequenos procedimentos, sala de estabilização, nove leitos de observação adulta (sendo separados em masculino e feminino) e pediátrica

O prontoatendimento do Cais funciona de domingo a domingo, incluindo feriados com plantão das 7h às 18h. Os demais serviços atendem de segunda a sexta-feira no mesmo horário. A unidade está localizada na Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor. Mais informações pelo telefone: 3214-2623.

Outros serviços – O Cais Cristo também é referência para a rede de saúde municipal em vacina antirrábica humana, aplicada todos os dias e feriados; aplicação da Penicilina Benzatina (Benzetacil); colocação de sondas do tipo vesical e nasogástrica e atendimento ao publico surdo, com profissionais e interpretes habilitados na linguagem de libras.

MaisPB com Secom-PMJP

Leia Também