João Pessoa, 24 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Transporte Público e Policia: setores incompreendidos (I)

Comentários: 0
publicado em 24/08/2018 às 11h00

Em vez de dizermos “Segurança Pública” como um dos setores mais incompreendidos por parte da população, mencionamosapenas um de seus instrumentos, ou seja, aPolícia, esta entendidacomo a Militar e a Civil. E cabe fazermosdesde já um esclarecimento a respeito:

– Se reclamamos de “Segurança Pública” em sua dimensão ampla, a reclamação caracteriza-se bem maior que só à Polícia (Militar e Civil), tendo em vista que – como já expresso – este setor policial corresponde somente a uma parte do universo “Segurança Pública”. Aliás, a própria Carta Magna do país normatiza “Segurança Pública” como se ela pudesse ser assegurada à população (e pela população assim assimilada) só através das ações da PolíciaFederal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civíl, Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares. A “Segurança Pública” do país, somente pelas ações destes órgãos citados, jamais propiciará sensação de tranquilidade à população.

Primeiramente porque não há como o(s) estado(s) custear(em) policiais em quantidade que possam estar a todo tempo em todo lugar (nas ruas, nas escolas, nos hospitais, nas residências etc)… e já temos visto que assaltos, violências, vandalismos, assassinatos e outros males “aconteceram um pouco depois que por lá a Polícia passou”!.. De outra parte, muitos policiais veem-se em dilemas permanentes em suas ações contra o banditismo, isto porque ora são acusados por agirem com muita complacência, ora porque agiram com violência. Há ainda a sensação dos policiais quanto a que suas ações são um “enxuga gelo”.

Outro setor em relação ao qual também há muita incompreensão é a do transporte coletivo urbano. Os órgãos públicos gestores desse setor muito se empenham para oferecer às respectivas cidades um serviço satisfatório e esta satisfação está bem mais relacionada à quantidade dos ônibus que circulam em cada linha, quantidade esta dimensionada pelo quantitativo de passageiros que transportam, o que determina o intervalo de tempo entre um e outro ônibus. Mas, “lá na ponta”, na parada do coletivo, se entre um e outro ônibus o tempo é de 20 minutos, normalmente se reclama: “Esse intervalo era pra ser de 10 minutos!”. E nem se avalia que para essa diminuição de 10 minutos a frota teria de ser dobrada, o quantitativo de operadores também, o custo de combustíveis idem, etc etc. E aí nem se avalia que seria necessário igualmente dobrar o valor da tarifa para poder dar sustentabilidade a esse essencial serviço público!

Leia Também