João Pessoa, 19 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
João Pessoa

Doze equipes são premiadas no Hackfest

Comentários: 0
publicado em 19/08/2018 às 17h36
atualizado em 20/08/2018 às 03h18

Doze equipes foram premiadas no IV Hackfest Virada Legislativa, que foi encerrado na tarde deste domingo (19), na Estação das Artes, em João Pessoa. Em relação à trilha das leis, os cinco projetos desenvolvidos foram premiados: ‘Pra elas’, ‘Estamos de olho’, ‘Democracia digital’, ‘Abre aí’ e ‘Lei do Respeito Mútuo’.

Na trilha de tecnologia, os destaques votados pelo público foram os projetos ‘Cadê meu remédio’, ‘Lupa na toga’, ‘Não nasci pra ser a outra’, ‘Brasirama’, ‘Focaqui’, ‘Câmara das Deputadas’ e ‘Me diz quem tu és’.

A manhã começou com a apresentação das 25 equipes que desenvolveram projetos de lei de iniciativa popular e de aplicativos para controle social. Após as apresentações, os participantes realizaram uma votação que definiu os destaques do evento.

Durante quatro dias, cerca de 250 maratonistas desenvolveram ideais e projetos para projetos de lei de inciativa popular e aplicativos de controle social. Além disso, oficinas, palestras e painéis atraíram grande público para o evento.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, fez um balanço positivo do evento e destacou a importância da participação da sociedade. “O resultado foi muito positivo. Tivemos recorde de inscritos, 250 maratonistas selecionados. Esse é um momento de reflexão, de transparência, de construir, em eventos como esse, formas de participação da sociedade no controle da gestão pública˜, disse.

O evento

O IV HackFest foi organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa e o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Cade, Transparency International, Contas Abertas, TJPB, MPDFT, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, ADPF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Ministério Público Militar, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RFB, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra, MPPB e SER.

Trilha das leis

Pra elas – Projeto de lei que previna ou resolva os casos de assédio sexual nos transportes públicos.

Estamos de olho – Padronização dos equipamentos de segurança em estabelecimentos de pequeno e médio porte.

Democracia digital – projeto de lei para democratizar a política de dados abertos.

Abre aí – projeto de lei para garantir que o governo adquira sempre software livre e aberto.

Lei do respeito mútuo – projeto de lei sobre prestação adequada do serviço público, de forma a garantir respeito e urbanidade no atendimento ao cidadão.

Trilha da tecnologia

Cadê meu remédio – plataforma para ajudar o cidadão a saber quais medicamentos são distribuídos gratuitamente, onde encontrá-los e se estão disponíveis ou não, para se identificar desvios ou falta de entrega pelo poder público.

Lupa na Toga – aplicativo que mostra e analisa todos os auxílios e diárias recebidas pelos magistrados brasileiros.

Não nasci para ser a outra – plataforma que investiga as candidatas fantasmas para preenchimento de cotas dos partidos políticos.

Brasirama – aplicativo que mostra um perfil sócio-demográfico dos cidadãos.

Focaqui – aplicativo que mostra os índices de homicídio e de violência contra a mulher por localidade.

Câmara das Deputadas – plataforma que apresenta um levantamento das leis propostas e aprovadas por mulheres na Câmara Federal, além de um perfil das deputada, mostrando o cenário político feminino.

Me diz quem tu és – aplicativo que Identifica os deputad@s através da análise do discurso, passando como entrada uma afirmação através de voz ou texto.

MaisPB

Leia Também