João Pessoa, 17 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
José Godoy Bezerra

Procurador recebe título de cidadão paraibano

Comentários: 0
publicado em 17/08/2018 às 18h51

A Assembleia Legislativa da Paraba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (17), uma Sessão Solene para entregar o Título de Cidadão Paraibano ao procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza. A solenidade, de propositura da deputada estadual Estela Bezerra, ocorreu no Salão de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com a presença de lideranças e membros de entidades e organizações civis do estado.

De acordo com a parlamentar, o título é uma forma reconhecimento da trajetória profissional do homenageado em favor dos setores, historicamente, mais excluídos da sociedade. “O procurador federal tem feito um trabalho extraordinário no nosso estado. Mas, tem feito também, além da qualidade, do vínculo e do compromisso, de maneira estruturante. José Godoy é de um grupo de procuradores que busca aparecer menos do que a própria causa que ele defende, não fazendo parte da cultura do espetáculo”, justificou.

O procurador agradeceu a homenagem da ALPB e ressaltou que a solenidade representa a celebração da luta pela implementação dos Direitos Humanos no Brasil. “Receber esse título é uma honra muito grande. Eu me considero privilegiado por poder participar desse debate e atuar para que a Procuradoria Regional e o Ministério Público Federal possam ser instrumentos que levem, pelo menos, o mínimo básico de direitos humanos às comunidades mais vulneráveis e às minorias, articulando e buscando sempre o diálogo e a paz”, afirmou.

Para o governador Ricardo Coutinho, o título é importante para a desconstrução da figura do “herói” que serve à população. “Eu acho que é uma homenagem mais do que justa e feliz do plenário da Casa de Epitácio Pessoa porque José Godoy tem uma história extremamente diferenciada nesse mundo do sistema jurídico. Uma coisa é só ler as leis e aplicá-las de acordo com determinadas interpretações. Outra, é pegar essa lei e juntar a necessidade vital das pessoas. Acho que José Godoy consegue convergir essas duas coisas, que são o sentimento de respeito pela sociedade ao lado da aplicação dos direitos básicos da pessoa humana”, destacou.

Já o deputado estadual Frei Anastácio falou que a participação de grupos minoritários na ocasião reforça o agradecimento pelo trabalho do procurador federal. “José Godoy tem sido um procurador em defesa das causas dos pobres, dos índios, das mulheres e do movimento LGBT. Então, ele tem prestado um serviço aos pequenos do nosso estado, como nunca aconteceu. Por isso, é uma homenagem justa, emocionante e estou aqui, com vários trabalhadores, apenas para agradecer a Deus pela pessoa que ele é e dizer que a Paraíba ganhou hoje um grande paraibano”, finalizou.

Perfil

José Godoy Bezerra de Souza é pernambucano, natural de Brejo de Madre de Deus. Assumiu o cargo de procurador em 3 de dezembro de 2008, na cidade de Arapiraca, em Alagoas. Antes de ser procurador da República, foi delegado da Polícia Civil da Paraíba, tendo atuado na cidade de Campina Grande, e advogado da União. Começou a atuar no estado paraibano em julho de 2013, no combate à improbidade e aos crimes relacionados aos desvios de recursos públicos.

Em 2014, assumiu a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC). Atualmente, coordena as atividades do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e integra também o Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Também participaram da Sessão Solene o deputado estadual Jeová Campos; o representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Oswaldo Bernardo; o vice-presidente do Ministério Público Federal, Luciano Mariz Maia; e o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, cel. Euller Chaves; além de amigos e familiares do homenageado.

MaisPB

Leia Também