João Pessoa, 17 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIA D

Saúde espera vacinar 95% das crianças contra pólio

Comentários: 0
publicado em 17/08/2018 às 10h59

A Secretaria de Saúde do Município está pronta para o dia D da campanha de vacinação que ocorre neste sábado, 18, contra o Sarampo e a Poliomielite em Campina Grande. Noventa Unidades Básicas e Centros de Saúde de todos os distritos sanitários da cidade vão funcionar das 8h às 17h. Os pais de crianças entre 01 e 04 anos de idade devem levar os filhos para receber a imunização, bem como o cartão de vacina.

Em Campina Grande, 23.107 crianças estão aptas a receber as duas vacinas e a meta é vacinar 95% do público-alvo, que corresponde a 21.945 crianças. Na primeira semana da campanha, foram imunizadas 17,24% crianças contra poliomielite e 17,29% contra o sarampo. “É fundamental que os pais aproveitem esse dia D de vacinação para imunizar os seus filhos porque a procura ainda está baixa e sabemos da importância dessa proteção para as crianças”, explicou a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz.

A vacina para sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Ela é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses e a segunda aos 15 meses de vida. A vacina da poliomielite é administrada em três doses, aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida, com dois reforços com 15 meses e com 04 anos de idade. “Apesar do esquema vacinal, a recomendação do Ministério Público é imunizar em qualquer tempo nessa faixa etária de 01 ano a menores de 05 anos, caso as crianças não tenham recebido a vacina ainda”, explicou Miralva.

O dia D vai ser dedicado exclusivamente à vacinação do sarampo e da poliomielite, mas durante os demais dias da campanha os pais também podem atualizar o cartão de vacinação das crianças que não estiverem protegidas com todas as doses que são oferecidas para essa faixa etária, que são as vacinas para catapora, varicela, meningite, entre outras.

MaisPB

Leia Também